#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Para emagrecer é necessário perceber o que levou a engordar #Dia8 #Projeto2020


Estamos expostos a sinais de comida muitas vezes ao dia, principalmente para produtos ricos em açúcar e gordura e ao consumirmos em excesso,engordamos.
A motivação emocional em conexão com os desejos parece ser mais influente nas decisões alimentares em pessoas obesas do que em pessoas com peso saudável.



Na maioria das pessoas, a obesidade  é causada por comer demais e se movimentar muito pouco. Se você consumir grandes quantidades de comida diariamente,  mas não a queima através de exercícios ou atividades físicas , a energia excedente será transformada em gordura.
Nosso estilo de vida moderno também está fazendo com que mais pessoas obesas. Mudar os padrões de trabalho, usar tecnologia, mudanças no tamanho da porção e no ambiente construído contribuem para nos fazer ganhar peso.

Desequilíbrio energético

A obesidade resulta de um desequilíbrio entre a quantidade de energia ingerida, através de alimentos e bebidas, e a quantidade de energia gasta no metabolismo e atividade física. Nas crianças, a energia também é gasta em grande parte no crescimento e desenvolvimento.

Comidas rápidas

Estudos mostraram que, nas últimas quatro décadas, o consumo de alimentos consumidos fora de casa também aumentou de forma alarmante. É sabido que comer fora pode levar à ingestão excessiva de calorias e aumenta o risco de obesidade devido ao grande tamanho das porções e ao aumento da densidade energética dos alimentos.
Os fast foods se enquadram nessa categoria de alimentos. 
Os alimentos rápidos são tipicamente: -
  • rico em calorias
  • rico em gordura
  • rico em gordura saturada e trans
  • rico em açúcar
  • rico em carboidratos simples
  • rico em sódio (sal)
A obesidade não acontece apenas da noite para o dia, ela se desenvolve gradualmente a partir de más escolhas alimentares e de estilo de vida.
Por exemplo, escolhas alimentares não saudáveis ​​podem ser:


  • comer alimentos processados ​​ou fast-food ricos em gordura
  • não comer frutas, legumes e carboidratos não refinados, como pão integral e arroz integral
  • beber muito álcool - o álcool contém muitas calorias, e os que bebem muito estão frequentemente acima do peso
  • comer muito - você pode ter uma entrada ou sobremesa em um restaurante, e a comida pode ser mais rica em gordura e açúcar
  • comer porções maiores do que você precisa - você pode ser incentivado a comer demais se seus amigos ou parentes também estiverem comendo porções grandes
  • comer confortavelmente - se você se sentir deprimido ou com baixa auto-estima, pode comer confortavelmente para se sentir melhor

Os hábitos alimentares não saudáveis ​​tendem a ocorrer nas famílias, pois você pode aprender maus hábitos alimentares com seus pais.
A obesidade infantil muitas vezes pode levar a problemas de saúde relacionados ao peso mais tarde na vida. Os hábitos de vida que você aprende quando criança podem continuar na idade adulta.

Falta de movimentar-se e atividade física

A falta de se movimentar no dia a dia e atividade física é outro fator importante relacionado à obesidade. Muitas pessoas têm empregos que envolvem  ficar sentado em uma mesa a maior parte do dia. Eles também confiam em seus carros, em vez de caminhar ou andar de bicicleta.
Quando relaxam, as pessoas tendem a assistir TV, navegar na Internet ou jogar jogos de computador e podem não se exercitar regularmente.
Se você não é ativo o suficiente, não usa a energia fornecida pelos alimentos que come e as calorias extras são armazenados como gordura.
Recomenda-se que os adultos  realizem pelo menos 2 a 5 horas de atividade de intensidade moderada (por exemplo, ciclismo ou caminhada rápida) toda semana. Isso ajudará você a manter um peso saudável.
No entanto, se você está com sobrepeso ou obeso e está tentando perder peso, pode ser necessário fazer mais exercícios - em alguns casos, pode ser recomendável até uma hora na maioria dos dias da semana.Ou ingerir menos calorias.

Condições médicas

Para algumas pessoas, uma condição médica pode causar ganho de peso. Esses incluem:
  • glândula tireóide hipoativa ( hipotireoidismo )
  • Síndrome de Cushing
Controlar estes medicamentos deve limitar a quantidade de peso que você engorda.
Alguns medicamentos usados ​​para controlar asma , epilepsia ,diabetes e depressão também podem causar ganho de peso.

Genética

Algumas pessoas afirmam que não há sentido em perder peso porque "está presente na minha família" ou "está nos meus genes".


A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade, aumentando o risco de desenvolver problemas de saúde graves, como diabetes, pressão alta, dificuldade respiratória, distúrbios do sono, colesterol alto ou problemas no fígado, por exemplo.

O tratamento da obesidade infantil é demorado e, normalmente, requer a participação da família de forma a incentivar a criança a adotar estilos saudáveis de vida que ajudam a combater a obesidade.



A obesidade infantil no Brasil tem vindo a aumentar, principalmente devido à falta de prática regular de exercício físico pelas crianças em idade escolar.

Embora existam algumas condições genéticas raras que podem causar obesidade, como a síndrome de Prader-Willi, não há razão para que a maioria das pessoas não consiga emagrecer.
Pode ser verdade que certas características genéticas herdadas de seus pais, como levar mais tempo para queimar calorias (com um metabolismo lento) ou com um apetite grande, podem dificultar a perda de peso. No entanto, certamente não torna impossível.
Muitos casos em que a obesidade ocorre nas famílias podem ser devidos a fatores ambientais, como maus hábitos alimentares aprendidos durante a infância.
E tenha a certeza de que todos esse comportamento de comer fora de hora, comer mais do que precisamos, de não se movimentar, de uma pipoquinha aqui, um salgadinho ali, isso faz com que o ponteiro da balança suba.

 Costumo ouvir muitas pessoas dizerem que todo obeso tem uma desculpa: que sofre de síndrome metabólica, que tem estrutura óssea larga, que come pouco e não emagrece, que é genética...
Uma coisa eu sei que é cientificamente comprovado: apenas 1% da população tem problemas de saúde comprovados para serem obesos.

Em 2010,observei muitas pessoas  e também o meu comportamento (para aprender a me comportar como magra, conforme sugeriu a terapia) e percebi que:
Magro e obeso se comportam de maneira diferente.
O obeso não dispensa comida de graça.(Come sem fome, come por tédio, come porque porque pagou, come porque ofereceram, come porque não sabe recusar, come porque não tem nada para fazer, come porque está triste, porque está alegre, etc)


Sentada em uma praça por 2 horas consecutivas, observei as pessoas passando e vi que a maioria dos obesos sempre estava comendo.Os magros nem sempre, sempre conversando, rindo, correndo...

E qual foi a minha surpresa? Quem era magro, quando passava comendo, eram porções pequenas, ou passavam bebendo água mineral  e comendo milho.Os obesos? Super dogs, refrigerantes de 750 ml ,pipocas gigantes e sorvetes de massas dos mais calóricos com coberturas, nozes e tudo mais.Os magros? Chupavam picolé de frutas.Fiquei com vergonha...Eu mesmo, acima do peso, estava comendo pastel e bebendo refrigerante...
Outros comportamentos  de obesos:
  1. Comer sem fome
  2. Achar que entretenimento envolve comida.
  3. Enquanto serve comida, mesmo estando satisfeito ele continua comendo.
  4. Desconta a ansiedade na comida
  5. Come se brigou com o chefe.
  6. Se está feliz, comemora... comendo.
  7. Come fora de hora.
  8. Recusa um picolé na frente dos outros, para comer um pote de sorvete escondido.
  9. Sempre pega o  pedaço maior da bandeja.
  10. Faz um lanchinho antes de jantar e janta em seguida.
  11. Belisca o dia inteiro.
  12. Escolhe o doce pelo tamanho.Quanto maior, melhor.
  13. Exagera nos molhos, recheios e refrigerantes.
  14. Sempre escolhe a versão mais calórica dos alimentos.
  15. Assume compromissos que não pode cumprir e aí...come!
  16. Tem dificuldade em dizer não e por dizer sim aos outros, só a comida tira a sua frustração.
  17. Quando se pesa e vê o excesso, decide fazer regime de fome e no primeiro descontrole, se empanturra até passar mal.
  18. O gordo vai à academia.Malha 3 horas. E quando chega em casa, com fome, detona a geladeira.
  19. Com medo de passar fome nas ruas, onde o gordo vai, ela leva sua marmita, ou seja, carrega nas bolsas uns lanchinhos.
  20. Pensar no que vai comer? Programar o cardápio? Isso dá fome!
  21. Quando pensa em se exercitar...ele espera a vontade passar e come alguma bolachinhas...
  22. Nenhum regime dá certo, pois ele altera os alimentos porque conhece as calorias do alimentos.
  23. Come lanche  e diz que não almoçou ou jantou.
  24. Não registra calorias de balas, chicletes, salgadinhos
  25. Não consegue dispensar a sobremesa
  26. Come um pacote de bolacha inteiro sem perceber porque fez isso assistindo e não percebeu.
  27. Sempre repete o prato.
  28. não sai da festa sem esperar pelo bolo.
  29. Bebe muito refrigerantes.
  30. Conhece tudo sobre dietas, calorias, reeducação alimentar, porém, continua gordo.O porque de tudo isso? Ele não sabe resolver seus problemas e faz como o beba do que vai para o bar...só que ele vai para a cozinha ... Comer! 
Percebi naquele momento que era preciso mudar de atitude.E comecei a observar melhor meu comportamento,ler matérias sobre o assunto,buscar ajuda profissional.E aqui estou eu....desta vez emagrecendo, porque estou mudando não só minhas atitudes, como hábitos alimentares e quando cometo deslizes, corrijo a rota.

Então para que  o emagrecimento aconteça de maneira saudável, primeiro precisamos identificar o que nos levou a engordar (hipotiroidismo, diabetes, depressão,compulsão, medicação,ansiedade, excessos alimentares, sedentarismo, baixa autoestima, etc).
Feito isso, começar devagar, as mudanças necessárias através da mentalidade e planejamento.
No próximo post...


Postar um comentário

0 Comentários