No entanto, lembre-se de que outros vírus causam doenças respiratórias: vírus da parainfluenza, adenovírus, coronavírus, rinovírus ... sem mencionar bactérias como o estreptococo.
O sistema imunológico é precisamente isso - um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. Ainda há muito que os pesquisadores não sabem sobre os meandros e a interconectividade da resposta imune. Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e função imunológica aprimorada.
O sistema imunológico é precisamente isso - um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. Ainda há muito que os pesquisadores não sabem sobre os meandros e a interconectividade da resposta imune. Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e função imunológica aprimorada.
Os pesquisadores estão explorando os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos. Enquanto isso, estratégias gerais de vida saudável são uma boa maneira de começar a dar vantagem ao seu sistema imunológico.
Maneiras saudáveis de fortalecer seu sistema imunológico
Sua primeira linha de defesa é escolher um estilo de vida saudável
Boa higiene. A primeira linha de defesa é manter os germes afastados, seguindo bons hábitos de higiene pessoal. Pare a infecção antes que ela comece e evite espalhá-la para outras pessoas com estas medidas fáceis:
- Lave as mãos com água e sabão antes de preparar a comida e depois de usar o banheiro.
- Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando espirrar ou tossir ou tossir no cotovelo e não na mão.
- Lave e enfaixe todos os cortes. Qualquer corte grave, ou mordida de animal ou humano, deve ser examinado por um médico.
- Não escolha curar feridas ou manchas ou espremer espinhas. Fazer isso permite a entrada de germes.
Vacinação. Muitas infecções graves podem ser prevenidas por imunização. Embora alguns efeitos colaterais comuns, como dor no braço ou febre baixa, possam ocorrer, as vacinas geralmente são seguras e eficazes. Consulte seu médico sobre seu status de imunização. Em geral:
- As crianças devem receber as vacinas recomendadas para a infância.
- Os adultos devem garantir que suas vacinas estejam atualizadas.
- Os viajantes devem receber as imunizações adicionais necessárias.
Segurança alimentar. Embora a maioria dos casos de intoxicação alimentar não seja fatal, alguns podem levar a condições médicas graves, incluindo insuficiência renal e meningite. Você pode evitar a maioria dos casos de intoxicação alimentar em sua casa, preparando e armazenando seus alimentos com segurança. As seguintes precauções ajudarão a matar os germes presentes nos alimentos que você compra e a evitar a introdução de novos bugs nos alimentos em casa:
- Lave as mãos com água e sabão antes e depois de cada vez que manusear um alimento cru.
- Lave toda a carne, aves e peixes em água corrente antes de cozinhar. Lave todas as frutas e legumes em água corrente antes de cozinhar ou servi-los.
- Separe os alimentos crus e cozidos e nunca use os mesmos utensílios ou tábuas de cortar com carne cozida que foram usadas com carne crua.
- Cozinhe bem os alimentos, usando um termômetro de carne para garantir que as aves inteiras sejam cozidas a 82 °c, assados e bifes a 62°c e carnes moídas a 72 ° c.
- Descongele os alimentos apenas na geladeira ou no microondas.
Viagem saudável.Evite regiões onde a epidemia de coronavírus ou qualquer enfermidade Se você está planejando uma viagem, pergunte ao seu médico se você precisa de alguma imunização. Discuta seus planos de viagem com seu médico pelo menos três meses antes de sair. Além do que, além do mais:
- Se você estiver viajando para uma área onde a doença transmitida por insetos está presente, tome e use um repelente de insetos contendo DEET. Em muitas regiões tropicais, os mosquitos podem transmitir malária, dengue, febre amarela, encefalite japonesa e muitas outras infecções graves. Em muitas partes dos Estados Unidos, os carrapatos nos prados e bosques transmitem a doença de Lyme ou outras doenças.
- Evite compartilhar objetos pessoais Agulhas e seringas (mesmo as descartáveis) são reutilizadas em algumas partes do mundo.
Água limpa. Alguns países não seguem padrões rigorosos de segurança na água. Se você tiver alguma dúvida sobre a comida ou a água durante a viagem, tome estas precauções:
- Não consuma gelo enquanto viaja. O congelamento não mata todos os micróbios infecciosos.
- Beba apenas bebidas engarrafadas - como refrigerantes ou água engarrafada - que tenham tampas seguras. Esteja ciente de que alguns sucos de frutas contêm água local impura.
- Ferva toda a água da torneira antes de beber ou beba apenas água engarrafada; use água engarrafada ou fervida para escovar os dentes.
- Não coma vegetais crus, incluindo alface; Não coma frutas frescas e não cozidas.
- Não consuma laticínios (o leite não pode ser pasteurizado).
- Não importa onde você esteja, evite beber água não tratada de lagos e córregos, que podem conter organismos causadores de doenças provenientes de resíduos humanos ou animais. Se você precisar beber a água, deixe ferver por um minuto para reduzir a chance de infecção.
Sexo seguro. A única maneira segura de prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é não ter relações sexuais ou outro contato sexual. Mas a próxima melhor opção é seguir estas orientações sobre sexo seguro:
- Faça sexo apenas com um parceiro que tenha sido testado e que esteja fazendo sexo apenas com você.
- Use um preservativo de látex ou poliuretano ou um preservativo feminino toda vez que fizer sexo.
Outras recomendações:
- Durma o suficiente e gerencie o estresse.Reduza seus níveis de estresse
O estresse crônico suprime a resposta imune do corpo, liberando o hormônio cortisol. O cortisol interfere com as células T (um glóbulo branco específico) para reproduzir e receber sinais do corpo. O cortisol também reduz a IgA secretora de anticorpos, que reveste o intestino e o trato respiratório, que são nossa primeira linha de defesa contra patógenos. Para manter seu estresse sob controle, pratique ioga, meditação ou respiração profunda em sua rotina regular. A privação do sono e a sobrecarga de estresse aumentam o hormônio cortisol, cuja elevação prolongada suprime a função imunológica. - Evite fumaça de tabaco. Mina as defesas imunológicas básicas e aumenta o risco de bronquite e pneumonia em todos, e infecções do ouvido médio em crianças.
- Beba menos álcool. O consumo excessivo prejudica o sistema imunológico e aumenta a vulnerabilidade a infecções pulmonares.
- Coma muitos vegetais, frutas, nozes e sementes, que fornecerão ao seu corpo os nutrientes que seu sistema imunológico precisa. Um estudo em idosos mostrou que o aumento da ingestão de frutas e vegetais melhorou a resposta de anticorpos à vacina Pneumovax, que protege contra Streptococcus pneumonia.
- Considere probióticos. Estudos indicam que os suplementos reduzem a incidência de infecções respiratórias e gastrointestinais. Produtos lácteos fermentados também demonstraram reduzir infecções respiratórias em adultos e crianças .
- Pegue alguns raios solares. A luz solar desencadeia a produção de vitamina D. na pele. No verão, uma exposição de 10 a 15 minutos (menos protetor solar) é suficiente.
- consuma alho. O alho é um agente antimicrobiano de amplo espectro e reforço imunológico. Como o calor desativa um ingrediente ativo essencial, adicione-o aos alimentos imediatamente antes de servir.
- Coma cogumelos medicinais, como shiitake e maitake (às vezes vendidos como “galinha da floresta”). Um estudo recente mostrou que um extrato concentrado de shiitake melhorava a função imunológica em mulheres com câncer de mama.
- Tente ervas de suporte imunológico. Se você tiver infecções recorrentes, considere tomar ervas de suporte imunológico, como eleuthero , ginseng asiático , ginseng americano ou astrágalo .
- Faça uma tintura de echinacea(
Extrato De Equinácea)
. É bom ter isso à mão quando os vírus respiratórios sobrecarregam suas defesas. - Faça exercícios e mantenha o peso saudável.O exercício beneficia quase tudo, inclusive o sistema imunológico. o sistema imunológico também adora a quantidade certa de sono.A boa notícia é que o exercício regular de intensidade moderada confere vários benefícios ao sistema imunológico. Um estudo de 2019 mostra que o exercício moderado mobiliza células do sistema imunológico, ajudando o corpo a se defender contra patógenos e crescimento de células cancerígenas. Aqueles que se envolvem regularmente nesse tipo de exercício têm menos doenças e menos inflamação sistêmica. O exercício também pode proteger o sistema imunológico dos efeitos do envelhecimento.
"Somos atacados diariamente por todos os tipos de vírus provenientes de outras pessoas, ou de superfícies que tocamos ao longo do dia"
Se você está tentado a se preocupar com o coronavírus, a melhor maneira ainda é evitar a área de risco.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?