#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Como lidar com reclamantes crônicos

Uma das minhas grandes alegrias na vida é escutar. há muito tempo me interesso pelas pessoas - pelo que elas pensam, sentem e como se comportam. Gosto ouvir suas histórias e observar as suas expressões, ouvir suas escolhas de palavras e acompanhar seu tom emocional.
Infelizmente, muito do que ouço são reclamações. Dificilmente me contam o quão bom foi o seu dia. Focam sempre no ruim e nunca no bom que lhe aconteceram.

E quando você tenta reanimá-los, parece que tem prazer em viver exaustivamente aquilo que o desagradou.  E nada os deixam mais felizes do que ser mais infelizes do que seus amigos. 

Tentar permanecer positiva, motivada e  em meio a um poço constante de reclamações e insatisfações se torna uma Missão Impossível até para Tom Cruise, hahaha.



Os otimistas vêem : Um copo meio cheio .
Os pessimistas vêem : um copo meio vazio .
Os queixosos crônicos veem : um copo ligeiramente lascado retendo água que não é fria o suficiente, provavelmente porque é água da torneira quando pedi água engarrafada e esperei, há uma mancha na borda também, o que significa que o vidro não foi limpo corretamente e agora provavelmente vou acabar com algum tipo de vírus. Por que essas coisas sempre acontecem comigo ?!
As pessoas podem ser divididas em dois grupos principais, o primeiro é o que fica reclamando e culpando o mundo por seus erros, enquanto o segundo é o que assume a responsabilidade por tudo o que acontece em suas vidas.

A pessoa que sempre reclama faz isso por um motivo, mesmo que não esteja ciente desse motivo. Por exemplo, algumas pessoas reclamam sempre que deixam de provar a si mesmas e a outras pessoas que são dignas e que a falha não foi seu erro.

Essas pessoas podem estar reclamando por causa das falsas crenças que têm sobre o fracasso; em outras palavras, pensam que o fracasso os tornará inúteis.

A primeira coisa que você precisa fazer para lidar com as pessoas que reclamam o tempo todo é descobrir o motivo exato que as está motivando a reclamar.

Eles estão protegendo seu valor próprio? Eles têm medo de assumir a responsabilidade? Eles querem chamar a atenção?

Depois de saber o motivo, você deve estar ciente de que a maioria das pessoas resistirá sempre que você as confrontar com suas reais intenções, e é por isso que você deve ter muito cuidado para não falar diretamente sobre o que encontrou.

Nesse ponto, você deve mostrar à pessoa que reclamar o tempo todo nunca permitirá que ela atinja a meta que estava tentando alcançar. Se o dele estava protegendo sua autoestima, por exemplo, você pode direcioná-lo a uma solução melhor que possa ajudá-lo a se sentir digno.


Como quebrar o ciclo da reclamação?


  • Evite diminuir o humor reclamando apenas raramente
  • Reclame apenas nos casos em que você acredita que isso afetará mudanças reais e positivas
  • Considere se a afirmação ou alguma outra estratégia funcionará em vez de reclamar
  • Limite sua exposição a reclamações, limitando sua exposição a reclamantes.
  • Escute a necessidade e redirecione a conversa.

  • PEÇA SOLUÇÕES

Às vezes, o reclamante realmente tem sugestões para melhorar a situação,  Faça perguntas como: "Como você resolveria isso?" ou "O que você faria de diferente?" Se a pessoa leva a sério a mudança, ela pode ter boas idéias...
Lembre-se de que nunca sabemos a dor que mora no outro e que as vezes elas expõem problemas reais, portanto, você deve sempre dar a eles a chance de explicar e oferecer um ombro amigo. Acompanhe validando, simpatizando, desviando e redirecionando, e tudo estará bem. Existem pessoas que tem vício em reclamar. Mas também existe alguém que precisa ser ouvido e valorizado.

Postar um comentário

0 Comentários