Provavelmente todos conhecemos pessoas, no trabalho ou em nossas vidas pessoais, que são realmente bons ouvintes. Independentemente do tipo de situação em que estamos, eles sempre parecem saber exatamente o que dizer - e como dizê-lo - para não ficarmos ofendidos ou chateados. Eles são atenciosos e atenciosos, e mesmo que não encontremos uma solução para o nosso problema, geralmente nos sentimos mais esperançosos e otimistas.
As pessoas emocionalmente inteligentes parecem acessíveis. Eles sorriem e emitem uma presença positiva. Eles utilizam habilidades sociais apropriadas com base no relacionamento com quem estão por perto. Eles têm grandes habilidades interpessoais e sabem como se comunicar com clareza, seja a comunicação verbal ou não verbal.
Provavelmente também conhecemos pessoas que são mestres em gerenciar suas emoções. Eles não ficam com raiva em situações estressantes. Em vez disso, eles têm a capacidade de analisar um problema e encontrar calmamente uma solução. Eles são excelentes tomadores de decisão e sabem quando confiar em sua intuição. Independentemente de seus pontos fortes, no entanto, eles geralmente estão dispostos a se olhar honestamente. Eles aceitam bem as críticas e sabem quando usá-las para melhorar seu desempenho.
Pessoas assim têm um alto grau de inteligência emocional. Eles se conhecem muito bem e também são capazes de sentir as necessidades emocionais dos outros.
Características da inteligência emocional
Em seu livro intitulado "Inteligência emocional - por que isso pode importar mais do que o QI" 1995, Daniel Goleman , um psicólogo americano, desenvolveu uma estrutura de cinco elementos que definem a inteligência emocional:
Autoconsciência - Pessoas com alta inteligência emocional geralmente são muito autoconscientes . Eles entendem suas emoções e, por isso, não deixam que seus sentimentos as dominem. Eles estão confiantes - porque confiam em sua intuição e não deixam suas emoções perderem o controle.
Eles também estão dispostos a dar uma olhada honesta em si mesmos. Eles conhecem seus pontos fortes e fracos e trabalham nessas áreas para que possam ter um desempenho melhor. Muitas pessoas acreditam que essa autoconsciência é a parte mais importante da inteligência emocional.
Auto-regulação - é a capacidade de controlar emoções e impulsos. As pessoas que se auto-regulam tipicamente não se deixam ficar com muita raiva ou ciúmes e não tomam decisões impulsivas e descuidadas. Eles pensam antes de agir. Características da auto-regulação são consideração, conforto com a mudança, integridade e a capacidade de dizer não.
- Motivação - Pessoas com um alto grau de inteligência emocional geralmente são motivadas . Eles estão dispostos a adiar resultados imediatos para obter sucesso a longo prazo. Eles são altamente produtivos, amam um desafio e são muito eficazes no que fazem.
- Empatia - Este é talvez o segundo elemento mais importante da inteligência emocional. Empatia é a capacidade de se identificar e entender os desejos, necessidades e pontos de vista das pessoas ao seu redor. Pessoas com empatia são boas em reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo quando esses sentimentos podem não ser óbvios. Como resultado, pessoas empáticas geralmente são excelentes no gerenciamento de relacionamentos , escuta e relacionados a outros. Eles evitam estereótipos e julgam rápido demais e vivem suas vidas de uma maneira muito aberta e honesta.
- Habilidades sociais - geralmente é fácil conversar e gostar de pessoas com boas habilidades sociais, outro sinal de alta inteligência emocional. Aqueles com fortes habilidades sociais são tipicamente jogadores de equipe. Em vez de se concentrar primeiro em seu próprio sucesso, eles ajudam os outros a se desenvolverem e brilharem. Eles podem gerenciar disputas, são excelentes comunicadores e são mestres na construção e manutenção de relacionamentos.
Tudo o que você precisa saber
Se você deseja aumentar sua inteligência emocional, tente abordar o problema de trás para frente: em vez de tentar melhorar suas habilidades de inteligência emocional, lute para identificar e eliminar os hábitos que estão interferindo em sua inteligência emocional natural.
Pare de criticar os outros.
Pare de se preocupar com o futuro.
Pare de refletir sobre o passado.
Pare de esperar demais dos outros.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?