Como são chamados os açúcares ocultos?
Os nomes mais comuns para açúcar
- Dextrose.
- Frutose.
- Galactose.
- Glicose.
- Lactose.
- Maltose.
- Sacarose.
- etc
Açúcar seco
Para evitar a ingestão acidental de muito açúcar, preste atenção aos açúcares adicionados nos rótulos dos alimentos:
- Malte de cevada
- Açúcar de beterraba
- açúcar mascavo
- Açucar amanteigado
- Cristais de suco de cana
- Cana de açúcar
- Açucar refinado
- Açúcar de coco
- Adoçante de milho
- Frutose cristalina
- Açúcar data
- Dextran, malte em pó
- Etil maltol
- Concentrado de suco de fruta
- Açucar dourado
- Açúcar invertido
- Maltodextrina
- Maltose
- Açúcar mascavo
- cana de açúcar
- Açúcar bruto orgânico
- Açúcar rapadura
- Caldo de cana evaporado
- Açúcar de confeiteiro (em pó)
Xaropes
O açúcar também é adicionado aos alimentos na forma de xaropes. Os xaropes são geralmente líquidos espessos feitos de grandes quantidades de açúcar dissolvido em água.
Eles são encontrados em uma ampla variedade de alimentos, mas mais frequentemente em bebidas frias ou outros líquidos.
Os xaropes comuns a serem observados nos rótulos dos alimentos incluem:
- Néctar de Agave
- Xarope de alfarroba
- Xarope dourado
- Xarope de milho rico em frutose
- Xarope de malte
- xarope de bordo
- Melaço
- Xarope de aveia
- Xarope de farelo de arroz
- Xarope de arroz
RESUMOO açúcar tem muitos nomes e formas diferentes, o que pode dificultar sua identificação nos rótulos dos alimentos. Cuidado com os xaropes também.
Seja açúcar de coco, açúcar demerara, açúcar de maçã, açúcar mascavo ou maltodextrina, os nomes são muitos. Eles tentam esconder o açúcar nos rótulos utilizando de artimanhas engenhosas. O açúcar nos rótulos dos alimentos geralmente tem outros nomes que não remetem necessariamente a açúcar mas é importante que você saiba os identificar para se proteger. Açúcar pode ter vários nomes e sempre vai causar os mesmos impactos no seu corpo, sempre vai aumentar um monte a insulina, sempre vai promover o ganho de peso e não o emagrecimento e pode ser muito perigoso a quem está tentando controlar o diabetes por exemplo ou qualquer aspecto da síndrome metabólica. Conheça os vários nomes de açúcar escondido nos rótulos e se proteja para ser mais saudável e em forma, emagrecendo sem dor de cabeça, queimando gordura como esperado e ficando no controle da sua alimentação saudável. Rodrigo Polesso
A Indústria dos ultraprocessados tem diversas estratégias para “esconder” os açúcares e carboidratos no rótulo para que você ache que está consumindo uma quantidade, mas na realidade está consumindo outra, muito maior.
1. Fracionamento de Porções: Para que você ache que o produto tem pouco carboidrato, o rótulo apresenta uma porção menor do que o pacote. Observe o chocolate que você compra . A tabela nutricional dele . A barra inteira tem 165g, mas a -caloria informada é da porção de 25g. A questão é que a pessoa comum não come apenas 4 quadradinhos que equivale os 25 g como diz o rótulo desse chocolate. O consumidor desavisado facilmente olha o rótulo e acredita que toda a barra tem apenas essa quantidade de carboidratos ou calorias.
2. Outra estratégia é usar nomes diferentes para o açúcar: os diversos nomes que podem ser usados para descrever o mesmo ingrediente, açúcar. O consumidor, confuso com os nomes estranhos que vê na lista de ingredientes, acaba nem vendo (ou não entende e acha que não é açúcar).
3. Uso de diferentes fontes de açúcar: Açúcar de coco, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar cristal, açúcar de maçã, xarope de glicose e por ai vai. Para compor o doce do produto, a indústria coloca vários tipos de açúcar diferentes para que haja uma diluição e, na lista que mostra os ingredientes em ordem decrescente de quantidade, o açúcar fica escondido como se tivesse em menor proporção.
4. Sem adição de açúcar: Essa frase, estampada em letras garrafais, tipologia bonita, encanta o consumidor desavisado . Ele nem percebe que em letras miúdas tem escrito: “apenas o açúcar natural dos ingredientes.” Se observarmos, lá na lista de ingredientes tem “Suco de Maçã”. Para que colocar suco de maçã em um iogurte sem sabor? Resposta: açúcar disfarçado de ingrediente super natural.
5. Legislação: no Brasil, apenas dissacarídeo (Maltose, Lactose, Sacarose) são considerados açucares. Vários outros carboidratos (Amido, Maltodextrina, etc.), por serem polissacarídeos, não são listados como açúcar, podendo ser adicionados. E o rótulo vai mostrar: Sem açúcar, zero, etc.
Encontrando o açúcar oculto nos alimentos que você ingere
Grande parte de sua ingestão diária de açúcar está escondida em vários alimentos embalados e processados, muitos dos quais são comercializados como saudáveis.
Açúcares adicionados geralmente estão escondidos em alimentos que nem consideramos doces, como o molho de espaguete. Todos os molhos para espaguete contêm algum açúcar natural, uma vez que são feitos com tomate. No entanto, muitos molhos também contêm açúcar adicionado.
Um simples iogurte tem açúcar, cereais, o achocolatado que você toma, o catchup que você põe na comida, o pão que você leva de lanche, os sucos, as bebidas esportivas, energéticos, smothies, sopas e feijões enlatados, sorvetes
refrigerantes entre outros levam açúcar na sua composição.
Então a regra é simples: evite beber calorias, descasque mais e desembale menos, coma mais comida natural, faça sua própria comida.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?