#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Alimentação saudável para vegetariano/vegano

 


Alimentação saudável como vegetariano/vegano

Você pode obter a maioria dos nutrientes de que precisa comendo uma dieta  variada e equilibrada. 

Para uma dieta  saudável:

  • coma pelo menos 5 porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias
  • refeições básicas em batatas, pão, arroz, macarrão ou outros carboidratos ricos em amido (escolha grãos integrais sempre que possível)
  • tem algumas alternativas lácteas, como bebidas de soja e iogurtes (escolha opções com baixo teor de gordura e açúcar)
  • coma alguns feijões, leguminosas e outras proteínas
  • escolher óleos insaturados e pastas e comer em pequenas quantidades
  • beba muitos líquidos (De 6 a 8 copos por dia)

Se você decidir incluir alimentos e bebidas com alto teor de gordura, sal ou açúcar, coma-os com menos frequência e em pequenas quantidades.

A proteína é essencial para o crescimento e reparo de nossas células e tecidos. Embora a proteína seja frequentemente associada a produtos de origem animal, muitos alimentos vegetais também são boas fontes. Desde que a proteína venha de uma variedade de fontes vegetais, os veganos e vegetarianos podem atender facilmente às suas necessidades de proteína. Neste infográfico, mostramos o conteúdo proteico de diferentes pratos veganos e vegetarianos ricos em proteínas vegetais.

Proteína sem gordura saturada e colesterol, por exemplo, você encontra aqui:

Alimentos com proteína vegetal

Os alimentos ricos em proteína vegetal são importantes principalmente em dietas vegetarianas, fornecendo quantidades adequadas de aminoácidos para manter a formação de músculos, células e hormônios no corpo. Veja na tabela a seguir os principais alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas;

AlimentosProteína vegetal por 100 gCalorias (energia em 100g)
Soja12,5 g140 kcals
Quinoa12,0 g335 kcals
Trigo sarraceno11,0 g366 kcals
Sementes de milhete11,8 g360 kcals
Lentilhas9,1 g108 kcals
Tofu8,5 g76 kcals
Feijão6,6 g91 kcals
Ervilha6,2 g63 kcals
Arroz cozido2,5 g127 kcals
Sementes de linhaça14,1 g495 kcals
Sementes de gergelim21,2 g584 kcals
Grão de bico21,2 g355 kcals
Amendoim25,4 g589 kcals
Nozes16,7 g699 kcals
Avelã14 g689 kcals
Amêndoas21,6 g643 kcals
Castanha do Pará14,5 g643 kcals

Como consumir corretamente as proteínas vegetais

No caso das pessoas vegetarianas e veganas, o ideal para proporcionar ao organismo proteínas de alta qualidade é combinar alguns alimentos que são complementares entre si, como por exemplo:

  • Arroz e feijão de qualquer tipo;
  • Ervilhas e sementes de milho;
  • Lentilha e trigo sarraceno;
  • Quinoa e milho;
  • Arroz integral e feijão vermelho.

A combinação desses alimentos e a variedade a dieta são importantes para manter o crescimento e o bom funcionamento do organismo em pessoas que não ingerem proteínas animais. No caso das pessoas ovolactovegetarianas, também pode ser incluída na dieta proteínas provenientes do ovo (vegetariano), do leite e de seus derivados.

Fontes de proteínas:

  1. Feijão A gente pode encontrar diversos tipos de feijão nos mercados, e todos eles são ótimas e saudáveis fontes de proteínas. São entre 4,5g e 6,1g de proteína a cada 100g de feijão cozido.
  2. Lentilha6,3g de proteína a cada 100g do alimento.
  3. Tofu 6,6g de proteína a cada 100g de alimento.
  4. Grão-de-bico 8,9g de proteína a cada 100g do alimento.
  5. Quinoa 4,4g de proteínas a cada 100g do alimento cozido.
  6. Nozes Amêndoas torradas têm 18,6g de proteína a cada 100g de alimento; castanhas de caju torradas têm 18,5g; e castanha do pará cruas têm 14,5g.
  7. Chia 17g de proteínas a cada 100g do alimento
  8. Brócolis Brócolis cozido tem 2,1g de proteínas a cada 100g de alimento.
  9. Ervilha
    Em vagem, tem 7,5g de proteína a cada 100g do alimento.


  1. Carnes vegetais


Se você faz atividades físicas e utiliza suplementos, conheça a Vegan Way, empresa especializada em suplementos veganos.

Se você não planejar sua dieta adequadamente, poderá perder nutrientes essenciais, como cálcio , ferro e vitamina B12 .

Fontes vegetarianas/veganas de cálcio e vitamina D

O cálcio é necessário para ossos e dentes fortes e saudáveis.

Os não-veganos obtêm a maior parte do cálcio de alimentos lácteos (leite, queijo e iogurte), mas os veganos podem obtê-lo de outros alimentos.

Boas fontes de cálcio para  incluem:
vegetais com folhas verdes - como brócolis, repolho e quiabo, mas não espinafre
soja fortificada sem açúcar, arroz e bebidas de aveia
tofu de cálcio
sementes de gergelim e tahine
pão integral e branco (no Reino Unido, o cálcio é adicionado à farinha branca e marrom por lei)
frutas secas, como passas, ameixas, figos e damascos secos

Uma porção de 30g de frutas secas conta como 1 de seus 5 por dia , mas deve ser ingerida nas refeições, não como um lanche entre as refeições, para reduzir o impacto nos dentes.

O corpo precisa de vitamina D para regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo. Esses nutrientes ajudam a manter os ossos, dentes e músculos saudáveis.


Boas fontes de vitamina D  incluem:

  • exposição à luz solar, especialmente do final de março / início de abril até o final de setembro - lembre-se de cobrir ou proteger sua pele antes que comece a ficar vermelha ou queimar (ver vitamina D e luz solar)
  • pastas de gordura fortificadas, cereais matinais e bebidas de soja sem açúcar (com adição de vitamina D)
  • suplementos de vitamina D


O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos.


Uma dieta vegana/vegetariana pode ser rica em ferro, embora o ferro proveniente de alimentos vegetais seja menos absorvido pelo corpo do que o da carne.


cereais matinais fortificados com ferro
vegetais de folhas verdes escuras, como agrião, brócolis e folhas verdes
nozes
frutas secas, como damascos, ameixas e figos
Fontes veganas de vitamina B12

O corpo precisa de vitamina B12 para manter o sangue e o sistema nervoso saudáveis.

Muitas pessoas obtêm vitamina B12 de fontes animais, como carne, peixe e laticínios. As fontes de vegetarianos são limitadas e pode ser necessário um suplemento de vitamina B12.

As fontes de vitamina B12 incluem:

  • cereais matinais fortificados com B12
  • bebidas de soja sem açúcar fortificadas com vitamina B12
  • extrato de levedura, como Marmite, que é fortificado com vitamina B12

Fontes  de ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, principalmente aqueles encontrados em peixes oleosos, podem ajudar a manter um coração saudável e reduzir o risco de doenças cardíacas quando ingeridos como parte de uma dieta saudável.

Fontes de ácidos graxos ômega-3 adequados para veganos/vegetarianos incluem: 

  • óleo de linhaça (linhaça)
  • óleo de colza
  • óleo de soja e alimentos à base de soja, como tofu
  • nozes


As evidências sugerem que as fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3 podem não ter os mesmos benefícios na redução do risco de doenças cardíacas que os peixes oleosos.


  • Grão-de-bico

O grão de bico é uma ótima fonte de proteínas vegetais, disponibilizando quase todos os aminoácidos essenciais, com exceção da metionina, e apresentando quantidade moderada de calorias. É rico também em ácido fólico, ferro, fósforo, manganês e fibras. Numa porção de 100 g, ele encerra 20 g de carboidratos e 21,2 g de proteína.

  • Arroz integral

Outro alimento fonte de todos os aminoácidos essenciais, mas especialmente metionina e cisteína. Rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e potássio, não tem quantidades significativas de gordura e, por ser um carboidrato de rápida absorção, é uma boa opção na refeição pré-treino.
Feijão
Assim como as demais leguminosas, além de conter todos os aminoácidos essenciais, o feijão é uma excelente fonte de ferro, zinco, manganês, ácido fólico e vitamina B1. A cada porção de 100 g do alimento é possível encontrar 6,6 g de proteínas e 91 kcals. Oferece grande quantidades de lisina mas muito pouco de metionina; por isso é sempre aconselhado comer feijão e arroz, já que este é rico em metionina e pobre em lisina, o que torna a dupla uma combinação perfeita.

  • Quinoa

Além do seu conteúdo proteico, a quinoa também é fonte de vitaminas do Complexo B, ferro, zinco e fósforo. Conta com boas concentrações de fibras, importantes para regulação intestinal e liberação gradual de glicose no corpo. Para cada 100 g do alimento, encontramos 12 g de proteína e 335 kcals.
Nozes
Como o feijão, apesar de não oferecer todos os aminoácidos essenciais, possui grande quantidade de proteínas, além de vitamina E, manganês, zinco e potássio, ômega-3 e ômega-6. Em 100 g do alimento são encontradas 16,7 g de proteínas. Entre os aminoácidos, apresenta grande quantidades de lisina, mas muito pouco de metionina.
Lentilha
Lentilhas contêm quase 50% da quantidade de aminoácidos necessários por dia, porém a quantidade de metionina é de apenas 0,15 gramas por xícara e funciona como um aminoácido limitante, ou seja, impede que o organismo absorva o restante dos nutrientes da lentilha que você comeu. Portanto, assim como os outros alimentos de origem vegetal, a lentilha tem baixo valor biológico: o organismo não consegue absorver com eficiência a quantidade de nutrientes desse alimento. Mas é uma excelente fonte de ácido fólico, ferro e manganês.

  • Ervilha

Como muitas outras leguminosas, a ervilha é grande fonte de fibras e proteínas, além de ácido fólico e manganês.

  • Açaí
Açaí sempre foi comumente usado na alimentação das pessoas que vivem no norte do Brasil, mas essa fruta foi redescoberta e comercializada em outras regiões no país. É uma fonte impressionante de aminoácidos, além de ser um energético natural. Para obter melhores resultados, pode ser consumido com outras frutas ou sementes que dão um gosto diferente para o creme de açaí e ainda aumentam a quantidade de nutrientes fundamentais para saúde.
  • Aveia
Assim como o arroz, é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Carboidrato de baixo índice glicêmico, é rico em proteínas e fibras que diminuem os índices de colesterol devido aos altos índices de b-glucana (fibra solúvel). Estes polifenóis também têm outras funções, como ação anti-inflamatória e antiproliferativa, sugerindo proteção adicional contra doenças coronárias, câncer de cólon e irritação da pele.
  • Brócolis
Brócolis é uma dos vegetais verde escuros mais ricos em aminoácidos. Estudos mostram que ele é fonte de arginina, lisina, fenilalanina, histidina e isoleucina. Além disso, é rico em ácido fólico, ferro e fibras. Entre as propriedades, destaca-se o excelente poder antioxidante, anti-inflamatório, diurético e até calmante.

COGUMELOS

Shimeji, shiitake, paris, portobello e muitos outros.

FEIJÕES

Azuki, carioca, preto, branco… Aproveite essa variedade que temos no Brasil!

SEMENTES

Abóbora, girassol, linhaça, chia e muitas outras.

FRUTAS VERMELHAS

No Brasil, as mais fáceis de serem encontradas são os morangos, açaí, maçã e uvas.


Tabela 1: Amostras de menus mostrando como é fácil atender às necessidades de proteínas

Proteína (gramas)
Café da manhã:1 xícara de aveia6
 1 xícara de leite de soja7
 1 bagel médio10
Almoço:2 fatias de pão integral7
 1 xícara de feijão assado vegetariano12
Jantar:5 onças de tofu firme12
 1 xícara de brócolis cozido4
 1 xícara de arroz integral cozido5
 2 colheres de sopa de amêndoas4
Lanche:2 colheres de sopa de manteiga de amendoim8
 6 biscoitos2
TOTAL 77 gramas
Recomendação de proteína para vegano masculino63 gramas
[com base em 0,9 grama de proteína por quilograma de peso corporal para homem de 70 quilogramas (154 libras)]

Café da manhã:2 fatias de torrada de trigo integral7
 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim8
Almoço:6 onças de iogurte de soja6
 2 colheres de sopa de amêndoas4
 1 batata assada média3
Jantar:1 xícara de lentilhas cozidas18
 1 xícara de Bulgur cozido6
Lanche:1 xícara de leite de soja7
TOTAL 59 gramas
Recomendação de proteínas para mulheres veganas52 gramas
[com base em 0,9 grama de proteína por quilograma de peso corporal para mulheres de 57,5 ​​quilogramas (126 libras)]
Alimentos adicionais devem ser adicionados a esses cardápios para fornecer calorias adequadas e atender às necessidades de nutrientes além de proteínas.

A Tabela 2 mostra a quantidade de proteína em vários alimentos veganos e também o número de gramas de proteína por 100 calorias. Para atender às recomendações de proteínas, o típico vegano adulto moderadamente ativo precisa de apenas 2,2 a 2,6 gramas de proteína por 100 calorias e a típica mulher vegana adulta moderadamente ativa precisa de apenas 2,3 a 2,8 gramas de proteína por 100 calorias. Essas recomendações podem ser facilmente atendidas por fontes veganas.

Tabela 2: Conteúdo de proteína de alimentos veganos selecionados (atualizado em agosto de 2018)

COMIDAMONTANTEPROTEÍNAPROTEÍNA
  (gm)(gm / 100 cal)

Tempeh1 copo3410,6
Soja cozida1 copo3110,6
seitan3 onças2115,6
Lentilhas cozidas1 copo187,8
Feijão preto cozido1 copo156,7
Feijão-roxo, cozido1 copo156,8
Grão de bico cozido1 copo155,4
Feijão pinto cozido1 copo156,3
Feijão-lima cozido1 copo156,8
Hambúrguer vegetariano1 empada1510,7
Feijão frade, cozido1 copo136,7
Feijão Vegetal1 copo125.0
Tofu, extra firme4 onças1211,2
Proteína Vegetal Texturizada (TVP), Cozida1/2 xícara1215.0
Bagel1 med. (3,5 oz)114,1
Tofu, normal4 onças1010,7
Cachorro vegetariano1 link1020,0
Ervilhas cozidas1 copo96,4
Quinoa cozida1 copo83,7
Manteiga de amendoim2 colheres de sopa84,1
Amêndoas1/4 xícara83,7
Pão integral2 fatias85,4
Leite de soja, comercial, simples1 copo76,6
Espaguete cozido1 copo73,7
Manteiga de amêndoa2 colheres de sopa73,4
Iogurte de soja natural8 onças64,0
Bulgur, cozido1 copo63,7
Sementes de girassol1/4 xícara63,3
Castanha de caju1/4 xícara52,9
Espinafre cozido1 copo513,0
Brócolis cozido1 copo46,7
Fontes: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Legacy, 2018 e informações dos fabricantes.
A recomendação de proteína para veganos adultos do sexo masculino é em torno de 63 gramas por dia; para mulheres vegans adultas é cerca de 52 gramas por dia.

Quase todos os vegetais, feijões, grãos, nozes e sementes contêm alguma proteína, e geralmente muitas. Frutas, açúcares, gorduras e álcool não fornecem muitas proteínas, portanto, uma dieta baseada apenas nesses alimentos teria uma boa chance de ser muito pobre em proteínas. No entanto, poucos veganos que conhecemos vivem apenas de bananas, rebuçados, margarina e cerveja. Os veganos que comem dietas variadas contendo vegetais, feijões, grãos, nozes e sementes raramente têm dificuldade em obter proteína suficiente, desde que sua dieta contenha energia (calorias) suficiente para manter o peso.







Postar um comentário

0 Comentários