A auto-sabotagem nada mais é do que o ato de consciência atrapalhando sua Intenção e simplesmente interrompendo você para derrotar o propósito real da meta ou tarefa que você assumiu.
Como é a auto-sabotagem?
Bem, existem várias maneiras de se sabotar, algumas das óbvias, mas difíceis de reconhecer:
1. Culpar outras pessoas quando as coisas dão errado
Você sabe que às vezes certas coisas ruins acontecem sem que ninguém seja o culpado. Pode haver momentos em que infortúnios acontecem apenas por causa de outra pessoa, mas nem sempre deve ser esse o caso.
2. Escolher ir embora quando as coisas não estão indo bem ou da maneira que você queria ser
Não, não estou dizendo que há algo de errado em seguir em frente com situações que não atendem às suas necessidades. Mas às vezes é aconselhável dar alguns passos para trás para analisar se você fez um esforço no início.
Se você planeja desistir antes de se esforçar muito, não será capaz de fazer escolhas diferentes no futuro, o que pode ser muito frutífero para você .
3. Adiando o que precisa ser feito
Este é um comportamento comum de auto-sabotagem, quando você sabe e vê coisas que precisam ser feitas, mas ainda assim opta por adiá-lo, talvez por um “momento melhor”.
Adiar as coisas reflete que você está protelando alguma coisa para evitar agir imediatamente sobre um assunto.
3. Sempre ouvindo seu crítico interno
Bem, todo mundo tem essa vozinha interior que orienta sobre o que está dando certo ou errado. Às vezes elogia, outras vezes nos critica para que possamos nos controlar. Mas e se essa voz interior for excessivamente crítica?
Veja, se sua voz interior está sempre lhe dizendo que você está agindo errado ou lhe transmite que você não terá sucesso. Então, você está se auto-sabotando.
4. Sendo o Sr. Perfeito
Se você acha que ser perfeccionista vai te ajudar a ficar sempre à frente no jogo , várias pesquisas têm mostrado que pessoas que seguem a teoria do perfeccionismo tendem a ter uma atitude e comportamento rígidos quando se trata de lidar com o processamento, planejamento e as informações recebidas, tornando-se muito difícil para elas terem sucesso.
5. Medo do fracasso
Se você é alguém que evita seguir rumos desconhecidos ou pensa várias vezes antes de investir sua energia ou esforço, só porque não tem certeza de bons resultados. Então, uma coisa da qual temos absoluta certeza é que você é alguém que tem muito medo do fracasso.
Você tem que entender que o sucesso e o fracasso são dois fenômenos entrelaçados. O fracasso nem sempre é o objetivo final; na verdade, é a parte do processo que leva ao caminho do sucesso. Aprenda a aceitar o fracasso e acreditar que não é algo que não está sob controle.
Você não vai perceber que está se auto-sabotando
É totalmente confuso o porquê de estarmos em nosso próprio caminho, mas nós o fazemos. Aqui estão mais alguns sinais de comportamento de auto-sabotagem.
Em 1916, Freud escreveu um artigo que explica comportamentos que ainda hoje praticamos. O nome do seu artigo foi: “Os que fracassam ao triunfar”.
Em outras palavras, existem pessoas que tem medo de ser felizes e se auto-boicotam... Você acha isso estranho? Mas é um comportamento bem comum, e digo mais, muito provavelmente você, já se auto- sabotou... e nem se deu conta disso!
O que Freud queria explicar era que, por alguma razão ‘complicada’ (subjetiva), alguns indivíduos tem dificuldade em lidar com o prazer da realização, com a satisfação, com a conquista. Inacreditável? Sim, você pode ser a pessoa que está sabotando seu próprio sucesso.
Ao lidar com a realização ele (a) se sente angustiado (a). Muitas vezes essa sensação não é consciente. É como se essa pessoa “não merecesse” ser feliz!
É interessante perceber que, por mais que essas pessoas tenham “quase tudo”, elas estão sempre se boicotando, e o pior de tudo, não percebem que são elas mesmas as responsáveis pela sua própria infelicidade!
Uma necessidade de controle
Os comportamentos de auto-sabotagem também podem surgir da necessidade de controlar uma situação. Quando você está no controle, pode se sentir seguro, forte e pronto para enfrentar qualquer coisa que surgir em seu caminho.
Alguns tipos de auto-sabotagem fornecem essa sensação de controle. O que você está fazendo pode não ser bom para sua saúde emocional ou relacionamentos, mas o ajuda a manter o controle quando se sentir vulnerável .
Veja o exemplo da procrastinação. Talvez você esteja adiando aquele artigo de pesquisa porque, no fundo, está preocupado em não escrevê-lo tão bem quanto esperava. Você sabe escrevê-lo no último minuto não vai ajudar a qualidade, mas vai colocar você no controle desse resultado porque você escolheu para escrevê-lo no último minuto.
Isso também pode acontecer em relacionamentos. Abrir-se emocionalmente para alguém pode ser uma sensação de vulnerabilidade incrível. Ao manter as coisas dentro, você mantém o que parece ser a vantagem. Mas no final do dia, você não está colhendo as recompensas de construir intimidade compartilhando vulnerabilidades.
Como parar de ser seu pior inimigo | Aprenda a controlar o comportamento de auto-sabotagem!
“Resistência, por definição, é auto-sabotagem.”
- Steven Pressfield
Segundo Mansi Vijay, para acabar com a auto-sabotagem, você precisa dar uma nova olhada em si mesmo e em seus padrões de comportamento.
1. Tente transformar a autocrítica em auto-recompensa e autocompaixão. Pare de enfatizar seus erros, em vez disso, pense nas coisas que você fez certo. Concentre-se no bom esforço do qual você pode se orgulhar. Não importa o quão pequenos eles pareçam.
2. A negatividade é como um vírus que pode facilmente eliminar uma alma positiva. Tente ser uma personalidade apreciativa e tente lidar com as situações negativas com uma abordagem um pouco mais positiva ou neutra.
3. Para acabar com o comportamento de auto-sabotagem, você precisa pensar além de “Não estou com vontade de fazer essa tarefa no momento”. Se você procrastinar sobre o grande projeto ou o prazo final ou pensar que está além do seu escopo. Siga a chave da Autodisciplina e, em vez disso, pense em assumir a responsabilidade completamente e descubra como você deseja lidar com isso.
4. Identifique as coisas que estão causando desorganização em sua vida. Entendemos que o processo de desordem leva tempo, mas assim que você pegar o jeito, as coisas se tornarão mais fáceis. Você deve aprender a manter o controle de seus compromissos e organizar algum espaço e tempo para você.
5. Apenas questione seu propósito . Essa lista não só o ajudará a se concentrar melhor em seus objetivos, mas também será capaz de analisar o que realmente deseja da sua vida.
6. Ouça sua voz interior, mas nem sempre as partes críticas. Altere suas perspectivas, tanto negativas quanto positivas. Aprenda a praticar a gratidão; isso não só o ajudará a limitar seu comportamento de auto-sabotagem, mas também verá uma notável felicidade e satisfação dentro de você.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?