Isso acontece com todos nós. Uma acusação pessoal, um mal-entendido, palavras descuidadas ou uma ação da parte de outra pessoa que o irrita e, antes que você perceba, você está ofendido. Mas como você escolhe lidar com essa ofensa faz toda a diferença - ou todo o drama - do mundo. É algo que todos nós experimentamos, sem dúvida, inúmeras vezes ao longo da vida - seja ofendido ou ofendendo outra pessoa.
É por isso que sentimos rancores, ressentimentos e maus sentimentos gerais em relação àqueles que nos magoaram. É natural.
No entanto, pessoas sendo ofendidas são a causa de tantas contendas, raiva, medo, ciúme, agitação política e muito mais em todas as nossas vidas. Acredito que para melhorar a sociedade como um todo, precisamos aprender a não nos ofender tanto e agir de acordo com esses sentimentos agressivos. O mundo seria um lugar melhor para isso.
Existe uma maneira de superar a ofensa mais rápido? Ou você pode aprender como evitar ou parar de se sentir ofendido em primeiro lugar?
Sim, mas ... pode ser difícil para alguns ouvir - você é a única pessoa que pode escolher se está ofendido ou não. É tudo sobre nossas perspectivas, e muito disso foi aprendido enquanto estávamos crescendo. Aprendemos, normalmente com os adultos ao nosso redor, como reagir a situações “ofensivas”.
Aposto que se você observar as pessoas que estão perto de você, verá um padrão nelas de como reagem a situações injustas e terá um vislumbre de por que se comportam dessa maneira.
Quer reajam com raiva, cautela, pacificamente ou de qualquer outra forma, nós espelhamos os exemplos que recebemos.
Por exemplo, um amigo com quem cresci fica constantemente ofendido com as pessoas. Ela, de certa forma, parece estar parecendo se ofender.
De alguma forma, ela interpreta cada conversa que tem ou mesmo ouve como uma maldição para ela, sempre acha que estão contra ela, ou seja que casos aleatórios são pessoais. Ela percebe que há um ataque quando não há nada - ela realmente apenas interpreta errado, cerca de 95% das vezes.
Talvez seja um mecanismo de enfrentamento, talvez seja o medo, talvez seja algo dentro dela, desconhecido e invisível. Mas seja o que for, é muito difícil para ela entender que as pessoas nem sempre estão contra ela.
E, honestamente, acho que isso é verdade para a maioria de nós. Ficamos um pouco envolvidos demais em nossas próprias vidas e tendemos a superestimar o quanto alguém está realmente pensando ativamente em você - porque provavelmente não está.
Somos criaturas egoístas e às vezes ficamos presos e imaginamos que o mundo gira ao nosso redor. Precisamos dar um passo para trás e perceber que isso realmente não importa - as pessoas se importam muito mais com elas mesmas do que com você.
Por este motivo, quando percebermos que alguém passa a nos evitar seja para a amizade, para conselhos, para visitas, ou qualquer aproximação nossa, deixando claro que não cabemos em seu mundinho particular, devemos nunca mais perturbá-lo.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?