A maioria de nós vivemos em estado de co-dependência, seja com nossos parceiros, amigos ou grupo social”.No entanto, existe definitivamente algo ruim em depender demais de outras pessoas. Em qualquer relacionamento - seja uma amizade, um relacionamento romântico ou outro - pode ser problemático quando os desejos, objetivos, pensamentos ou emoções de outra pessoa eclipsam os seus. Confiar demais em outra pessoa pode fazer com que você perca a confiança em si mesmo, adie suas ambições e negligencie suas próprias necessidades. E isso não é legal.
Autonomia significa ter “a confiança para sermos nós mesmos e a autoconsciência para saber quem somos e o que queremos. Ser autossuficiente e independente tem suas vantagens, especialmente quando você está em algum lugar longe da família. Mesmo quando você está com sua família, ser independente não significa apenas mentalmente, mas também não ser dependente de outras pessoas para fazer suas tarefas.
- Crie uma rotina saudável:
Manter-se saudável e cuidar de si é o primeiro passo para ser independente. Quando você está fisicamente apto, a ideia de ficar sozinho não o incomoda e você permanece positivo e se sente bem. Portanto, é necessário que você se cuide para não sentir necessidade de pedir favores aos outros. Também tenha em mente melhorias, ser uma melhor versão de si mesmo, traçando objetivos para sua vida, como sair da zona de conforto, estudar, ser promovido , etc.
Mantenha um peso saudável que seja f[acil manter e alimente-se de maneira saudável, durma bem e faça exercícios e tudo estará resolvido.
- Faça as coisas uma de cada vez:
As pessoas se sentem sobrecarregadas e estressadas mas você não sentirá o mesmo quando fizer uma coisa de cada vez, fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo pode fazer você sentir a necessidade de uma segunda pessoa. Mantenha a calma e execute uma tarefa, depois tente outra.
- Assuma a responsabilidade pelas coisas sob seu controle
E Pare de pedir permissão a outras pessoas
Quando você consegue parar de pedir permissão a outras pessoas para certas decisões e planos, isso pode ajudar a melhorar sua independência. Isso mostra a si mesmo que você pode confiar em sua própria mente e emoções para ajudá-lo a escolher certas situações.
Se você está constantemente pedindo a opinião e permissão dos outros, então você está se tornando dependente das ideias deles e isso não o ajudará. Se você puder se tornar mais consciente de seu próprio instinto e pensamentos ou sentimentos, em vez de perguntar aos outros o que eles acham, você pode começar a se tornar mais independente.
Quando você pede a opinião de alguém sobre algo, provavelmente já tem a resposta que deseja e deseja apenas a aprovação de alguém. Portanto, da próxima vez que você estiver pensando em pedir permissão a alguém, pense primeiro em qual você deseja que seja a resposta e siga seu próprio instinto .
Às vezes, assumimos uma tarefa apenas para nos provar, mas, eventualmente, percebemos que precisamos receber a ajuda de outras pessoas. Por que não assumir apenas aquelas tarefas que podemos fazer por nós mesmos?
- Aumente a sua autoestima:
Muitas vezes, não fazemos ou mesmo tentamos as coisas em que achamos que não somos bons. Nós nos subestimamos e fugimos. Por exemplo, em vez de esperar que a comida esteja sempre preparada, tentar cozinhar pode produzir resultados inesperados. Pensar que você não é bom o suficiente para esportes antes de tentar não é uma boa mentalidade.
Como Ralph Emerson disse uma vez: "Sempre faça o que você tem medo de fazer." Depois disso, você se tornará mais independente e confiante em si mesmo.
- Faça planos consigo mesmo:
Se você sente que está se perdendo um pouco ultimamente, pode ser porque está concentrando todas as suas energias em outra pessoa. É hora de verificar com você mesmo. Passe algum tempo sozinho e reconecte-se com algo que você ama.
Ser independente significa ser livre e contente em toda a sua essência. Ser mentalmente independente significa ter um relacionamento consigo mesmo, de modo que você nunca sinta a necessidade de outra pessoa em sua vida.
Estar sozinho tem suas próprias vantagens. Você vive apenas para si mesmo e todo o seu tempo é seu. Você não precisa se preocupar com outra pessoa.
- Trabalhe duro para atingir seus objetivos:
Se você quer ser financeiramente independente, precisa trabalhar mais para não ter que depender de outra pessoa no futuro para qualquer uma de suas necessidades.
- Comece com coisas pequenas:
. Conheça a si mesmo.
Você tem habilidades especiais, uma visão de mundo única e merece estar aqui tanto quanto qualquer outra pessoa. Mas você não precisa que eu diga isso. Você precisa ouvir isso de você mesmo
Pergunte a si mesmo: “Eu falei a minha verdade?” “Observe a lacuna entre o que você está sentindo por dentro e suas palavras e comportamento, que você mostra ao mundo.” Por exemplo, talvez você tenha dito sim a algo que realmente não queria fazer,
(Aqui estão cinco maneiras adicionais de se conhecer.)
Desafie suas crenças limitantes e suposições.
Observe suas crenças e esteja disposto a questioná-las . “Muitas vezes, nossas opiniões são tão habituais que nem paramos para ver se refletem o que realmente sentimos: respostas automáticas simplesmente reafirmando o passado.”
Freqüentemente, essas perspectivas também são moldadas por nossos ambientes externos e pelas pessoas ao nosso redor. Reavaliar nossas percepções de nós mesmos e do mundo é a chave para o crescimento, em mudança, não pode haver evolução.”
Assertividade é uma habilidade que você pode praticar . Significa estabelecer limites saudáveis, aprender a dizer não e ser claro sobre suas necessidades e sentimentos.
Comece a tomar suas próprias decisões.
Uma maneira de tomar suas próprias decisões com facilidade é determinar como gostaria de passar o dia. Pergunte a si mesmo: “O que eu quero fazer?” Considere suas paixões e hobbies pessoais.
Atenda às suas necessidades.
Pessoas em relacionamentos de co-dependência são ótimas em atender às necessidades dos outros, mas geralmente ignoram as suas próprias, todo mundo tem uma gama de necessidades, como necessidades emocionais, sociais, físicas e espirituais.
Identifique suas necessidades e descubra maneiras de atendê-las,
Aprenda a se acalmar.
Dê a si mesmo permissão para reconhecer e sentir seus sentimentos. C, em vez de pensar: “'Eu não deveria me sentir assim'” ou ignorar seus sentimentos, seja um bom pai para si mesmo e se console. Reserve um tempo para descobrir o que o acalma, o que o apoia e o que o faz feliz.
Novamente, tornar-se mais autônomo significa viver de "seu próprio sistema de orientação interna", em vez de sistemas externos. E é a chave para a satisfação. “Nunca podemos nos sentir realizados seguindo os sonhos de outra pessoa: uma vida independente é a única maneira de encontrar a verdadeira satisfação”.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?