O Dr. Frederic Luskin, da Universidade de Stanford, relata que “aprender a perdoar ajuda as pessoas a doer menos, sentir menos raiva, sentir menos estresse e sofrer menos depressão. Pessoas que aprendem a perdoar relatam significativamente menos sintomas de estresse, como dores nas costas, tensão muscular, tonturas, dores de cabeça e estômago embrulhado. Além disso, as pessoas relatam melhorias no apetite, padrões de sono, energia e bem-estar geral.
Se o perdão a si mesmo é uma coisa tão boa, por que é tão difícil?
Muitas vezes, nós nos punimos por erros do passado, como se pudéssemos de alguma forma “compensar” o erro que cometemos. Caminhamos cada dia sentindo-nos menos. Nós nos consideramos perdedores. Nada de bom. Vivemos acorrentados ao nosso passado, apegados a mágoas e rancores. E embora ninguém mais possa saber sobre nossa dor secreta, as emoções negativas que sentimos corroem nossa alegria e satisfação na vida.
Conselheiros e treinadores de vida relatam que a pessoa mais difícil de perdoar é você mesmo. Não o amigo que magoou você. Ou o pai que não estava lá para você. Ou até mesmo o ex que partiu seu coração.
Porque? Porque você se conhece e vive consigo mesmo todos os dias. Vai saber.
Perdoar a si mesmo é difícil. Significa fazer um acordo consigo mesmo ...
- deixar o passado ser passado e viver no presente
- para parar de se criticar por algo que aconteceu dois, cinco ou dez anos atrás
- para banir a culpa e a vergonha de controlar seus pensamentos e comportamentos
- aceitar e respeitar a si mesmo como você é ... apesar de seus erros
Conselheiros e treinadores de vida nos dizem que “perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que o prisioneiro era você”
Considere o bem que você pode fazer; ao invés do ruim, você não pode desfazer.
A maioria das pessoas não perdoa a si mesma, mas se você não consegue se perdoar, que chance tem de perdoar a outra pessoa? Quando você se perdoa, não apenas perdoe a si mesmo; você se perdoa para também beneficiar os outros .
Perdoar a si mesmo é uma das coisas mais altruístas que você pode fazer. Todos ao seu redor se beneficiam, pois você terá mais para dar aos outros. Quando você perdoa a si mesmo, toda a sua atitude em relação à vida muda e melhora, toda a sua maneira de ver as outras pessoas se torna mais gentil, mais generosa e mais amorosa.
No Ebook de William Fergus Martin, ele ensina esses passos para o perdão:
Passo 1. Quero me perdoar por:
Escolha uma coisa específica.
Exemplo: Eu quero me perdoar por receber bem e dizer coisas que machucaram meu irmão.
Passo 2. Quero liberar os sentimentos de:
Liste os sentimentos que você tem em relação ao evento. Você precisa reconhecer esses sentimentos para liberá-los e seguir em frente.
Exemplos; medo de ser punido, autocensura, ódio de si mesmo, culpa, vergonha, etc.
Etapa 3. Reconheço que perdoar essa situação me beneficiará tanto quanto eu:
liste os benefícios que você receberá à medida que for capaz de perdoar a si mesmo. Os benefícios podem incluir estar livre dos sentimentos listados na Etapa 2 e sentir o oposto deles. Os benefícios também podem incluir ser capaz de criar relacionamentos melhores, conseguir um emprego melhor, ter mais dinheiro, etc., dependendo do que é relevante para o que você está se perdoando.
e também quando o perdão é o oposto quando ao invés de você ter magoado alguém, voce foi magoado ou vice versa, ok?
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?