Houve ocasiões em sua vida em que lhe pediram para fazer algo que não queria e você disse sim, em vez de não?
Por muitos anos, vivi em um estado constante de opressão, exaustão, ressentimento e culpa.
Por quê? Porque eu não SABIA dizer "não".
Me mantive presa no ciclo dizendo "sim" para tudo e todos.
Dizer não nem sempre é fácil, mas muitas vezes é necessário, especialmente se quisermos ser verdadeiramente livres em nossa vida para as coisas que são importantes para nós.
Somos socializados para ajudar, para nutrir, para colocar os outros em primeiro lugar, para nunca recusar oportunidades ou desapontar ninguém, a todo custo. E assim assumimos um trabalho que não precisamos assumir. Participamos de eventos que não queremos ou não podemos, por medo de decepcionar alguém. Saímos em encontros em que preferiríamos muito mais estar lavando roupa, lendo e-mails ou lendo um bom livro. Tomamos uma bebida quando preferimos ficar sóbrios. Comprometemo-nos com outra obrigação de trabalho, mesmo quando já estamos muito dispersos. Compramos coisas que não queremos comprar porque alguém está vendendo e não sabemos falar não... ou doamos para causas com as quais não queremos ter participação ou não sentimos no coração.
Não queremos "decepcionar as pessoas".
"Por culpa ou medo do confronto, assumimos mais projetos, investimos nas prioridades de outra pessoa ... No processo, dissipamos nossos recursos pessoais mais valiosos - tempo, energia e dinheiro - em coisas que não são importantes para nós. Cada vez que concordamos com algo sem entusiasmo por juros, desperdiçamos um pouco mais desses preciosos recursos. "
Sempre queremos agradar às pessoas: O problema com isso é que muitas vezes ignoramos nossas próprias necessidades no processo. Suas próprias necessidades são tão importantes quanto qualquer outra pessoa, e se você considerar seus desejos e necessidades em cada decisão com igual gravidade, descobrirá que o "não" fica um pouco mais fácil de dizer.
Ser confiável, intervir quando necessário e ser um solucionador de problemas são características positivas. Mas, novamente, amar e cuidar daqueles ao nosso redor, e até mesmo ajudá-los, nem sempre deve ser feito às nossas próprias custas. Solicitações de triagem, juntamente com o gerenciamento de suas próprias necessidades. Como está o seu autocuidado? Quando foi a última vez que você se divertiu ou passou um tempo fazendo algo que amava? Como acima, você também é importante. Certifique-se de colocar suas próprias prioridades na mistura, tanto quanto você se preocupa com os outros.
Observe se não está sendo manipulado: Nem todo mundo tem o seu melhor interesse no coração. Infelizmente, algumas pessoas são especialistas em lançar a culpa, contar suas histórias tristes .Preste atenção em como você se sente quando é questionado (ou pressionado) a fazer algo. Eles estão ameaçando uma consequência negativa se você não concordar? Eles insinuaram que você não se importa com eles quando tentou dizer não? Eles só te procuram para pedir favores e quando tem festas somem e não te convidam ?
Confie em seu instinto.
Abrindo espaço para ouvir o "sim" ou o "não"
O problema que descobri é que é impossível dizer "não" como a maioria das pessoas, serei seduzida pela melhor coisa que aparecer ou por um dos modos de operação acima. Vou desmoronar nas agendas de outras pessoas e me perder.
Quando estamos comprometidos demais em nossa vida, não seremos capazes de dizer sim para as coisas importantes.
Mas se eu sei o que quero e o que é verdadeiro para mim, não deixarei passar oportunidades brilhantes.
Para saber o que é certo para mim, preciso abrir espaço para desacelerar e me afastar de tudo que está me puxando para ouvir meu eu interior e se livrar das agendas dos outros.
É bastante libertador.
Convido você a experimentar também!
E para encerrar, se você ouvir que precisa dizer "não" para que possa abrir espaço para VOCÊ --- seu próprio valor, autocuidado, limites ou um projeto que é realmente importante para você, aqui estão algumas dicas que considero extremamente úteis.
Dicas úteis para dizer não
Não minta. Mentir provavelmente levará à culpa - e lembre-se, é isso que você está tentando evitar sentir.
Não diga “Vou pensar sobre isso” se não quiser. Isso vai prolongar a situação e fazer você se sentir ainda mais estressado. Desabafar e desvencilhar-se da situação o mais rápido possível.
Seja direto, como “não, não posso” ou “não, não quero”.
Não se desculpe e dê todos os tipos de razões. Mantenha simples.
Lembre-se de que é melhor dizer não agora do que ficar ressentido mais tarde. Isso só prejudicará o relacionamento no longo prazo.
Você ainda pode ser educado e dizer "não". Você pode dizer algo como: “Obrigado por perguntar.” ou agradeço por você ter pensado em mim para esta oportunidade. "
Pratique dizer não. Imagine um cenário e depois pratique dizer não sozinho ou com um amigo. Isso fará com que você se sinta muito mais confortável ao dizer não.
Lembre-se de que sua autoestima não depende de quanto você faz pelas outras pessoas.
Só diga sim se realmente fizer sentido para você, se você não for prejudicado, e se não tiver outro compromisso, não deixe de cumprir à sua agenda, para cumprir a agenda de outra pessoa.
Não faça as coisas só para agradar, as pessoas não deixaria de serem felizes ou só para agradar você.
Não dê resposta por impulso. Se você costuma falar na medida que pensa, costuma concordar ou dar respostas precipitadas que se arrepende. Pense primeiro, responda depois.
Não se coloque em risco para ajudar e nem vá à lugares que você não é querido ou é apenas tolerado.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?