O conceito de “estar em negação” é frequentemente usado como um julgamento de valor, referindo-se à noção de que uma pessoa está evitando ou negando a realidade. Mas o que realmente significa estar em negação?
A negação também é atribuída a pessoas que não querem reconhecer que coisas ruins estão acontecendo em suas vidas, como aqueles que estão tentando lidar com um relacionamento tumultuado, uma doença com risco de vida, obesidade, uma perda (também é uma fase do luto) ou qualquer outra coisa que alguém possa tentar negar. Podemos negar um fato, negar responsabilidade, negar o impacto de nossas ações ou negar o que realmente está acontecendo, escondendo-nos de nossos sentimentos. Em qualquer caso, quando usamos a negação para nos defender ou enfrentar o que sentimos, contradizemos a realidade de uma situação ou tentamos nos ajustar a uma circunstância negligenciando seu impacto.
No entanto, a negação pode crescer e se tornar um grande problema. Pessoas que continuam a negar sua doença correm o risco de tratamento insuficiente e sofrem muitos sintomas. Infelizmente, a negação pode ser um problema comum e recorrente para algumas pessoas com problemas de saúde mental.
Seus cuidadores podem ficar frustrados e sobrecarregados. Entender do que se trata a negação é um bom primeiro passo para descobrir como lidar com ela.
No uso comum, o termo “negação” geralmente se refere a alguém que falha em reconhecer o significado ou as consequências de certos comportamentos. Também implica que algo em que se acredita não é verdade. Você não sente nada - absolutamente nada - e você simplesmente não se importa….Em vez de aceitar sua depressão, você parece desistir completamente de sentir. Então você acaba ficando preso em uma espécie de estado de zumbi, negando a dor ao dispensá-la - e tudo e todos os outros. As pessoas tentam ajudar e você as ignora ou rejeita - ou, pior, rebate-as por perguntarem como você está - ou descarta a tentativa de se relacionar com você elogiando-o como falsa. Um dos piores efeitos desse tipo de negação é que ela afasta aqueles que cuidam de você, de forma que, quando tudo desmoronar, eles não estarão mais lá para ajudar ...
- Racionalizando o problema. Embora as racionalizações possam fazer sentido superficialmente, muitas vezes mascaram a extensão do problema da doença mental.
- Culpar os outros. É natural ficar na defensiva quando alguém menciona seu nível de bebida ou uso de drogas,ou vício no jogo, excesso de comidas que come, por exemplo, ou citar que você está com depressão, muito tempo trancado no quarto, alguém te alerta que você está vivendo um relacionamento abusivo, ou que você está muito mau humorado, gritando demais, sem paciência com os outros, ou qualquer comportamento que não era habitual. No entanto, inverter a situação para culpar outra pessoa pode ser uma forma de negação. Se você se pega dizendo: “Bem, na verdade a culpa é da minha parceira, porque ela está sempre me importunando”, você pode estar usando a culpa para desviar a atenção de seus próprios problemas.
- Comparando sua situação com a dos outros. No final do dia, não importa se você é mais ou menos do que as pessoas ao seu redor. Mesmo que você pareça “mais bem ajustado, a doença mental pode estar afetando sua vida cotidiana.
- Fingindo ser compatível. Em algumas situações, é melhor apenas balançar a cabeça e concordar quando alguém expressa preocupação com sua saúde mental. No entanto, isso geralmente é um sinal de negação. Fazer promessas sem a intenção de cumprir, fingir que está procurando opções de tratamento ou se desculpar continuamente podem ser sinais de que negar é um problema para você.
- Suprimir pensamentos ou emoções sobre o problema. A longo prazo, pode ser muito prejudicial suprimir pensamentos e sentimentos sobre sua saúde mental. Decidir conscientemente: “Não vou pensar nisso agora” é um sinal de que sua doença pode ter saído do controle.
- Sentir-se desesperado quanto à sua saúde mental futura. Trabalhar com uma doença mental é desafiador, e alguns sentimentos de desesperança são normais. Se você está usando a desesperança para escapar da mudança - “Não adianta, sempre estarei quebrado” - pode ser uma forma de negação.
- "Minha vida, meu problema." Pessoas com essa mentalidade não acreditam que outra pessoa deva expressar preocupação com sua doença mental. No entanto, essa pode ser uma forma de negar o impacto sobre seus amigos, familiares e outras pessoas queridas.
A Negação Impede Que Você Obtenha A Ajuda De Que Precisa
.Podemos usar a negação para nos esconder de qualquer emoção negativa, incluindo vergonha, medo , culpa ou angústia. No entanto, a negação também pode silenciar emoções positivas, como excitação ou prazer,negar o sucesso e ter medo dele por não saber lidar com o dinheiro, quando essas emoções expõem nossa vulnerabilidade em um relacionamento ou empreendimento: Às vezes, sentir-se positivamente pode ser tão ameaçador quanto os sentimentos negativos. Podemos querer negar a realidade de nossas emoções, porque aceitar uma realidade que é desconfortável, dolorosa ou incongruente com o que esperamos significa que também devemos alterar nossa percepção de nós mesmos. Portanto, se você está em negação, talvez esteja simplesmente tentando ignorar a verdade sobre o que realmente sente, em vez do que está fazendo ou pensando.Negar que você tem um problema é um consolo de curto prazo que resulta em consequências ruins de longo prazo. Se você reconhece alguns dos pensamentos e sentimentos acima, reserve um momento para verificar se está sendo honesto consigo mesmo e com os outros sobre sua saúde mental. Embora reconhecer seus problemas com o uso de substâncias possa ser assustador, isso pode ajudá-lo a encontrar um programa de tratamento eficaz que restaurará sua boa saúde.
Procure ajuda psicológica
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?