A ansiedade é a resposta natural do corpo ao estresse. É um sentimento de medo ou apreensão sobre o que está por vir. O primeiro dia de aula, ir a uma entrevista de emprego ou fazer um discurso pode causar medo e nervosismo na maioria das pessoas.
Como uma pessoa ansiosa se sente:
- inquietação e uma sensação de estar "no limite"
- sentimentos incontroláveis de preocupação
- aumento da irritabilidade
- dificuldades de concentração
- dificuldades para dormir, como problemas para adormecer ou manter o sono
Como amigo, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a si mesmo e à pessoa que vive com ansiedade:
- Ouça sem julgamento suas experiências. Não minimize ou descarte a experiência deles, pois isso criará mais distância entre vocês dois.
- Incentive a pessoa a dormir o suficiente, ser fisicamente ativa e comer alimentos saudáveis.
- Desestimule o uso de álcool e / ou drogas como forma de controlar os sintomas de ansiedade.
- Ofereça apoio e incentivo (não pressão) para ficar conectado com amigos e familiares.
- Fale abertamente sobre o que está acontecendo. Sentir-se envergonhado costuma ser o que impede as pessoas de buscarem ajuda e apoio profissional. Também pode fazer com que algumas pessoas neguem que estão lutando ou sentindo ansiedade.
- Cuide de si mesmo como pessoa e como cuidador, estabelecendo limites (considere não tornar a ansiedade sua, limitando e restringindo seu comportamento e atividades).
- Sugira uma consulta com um profissional de saúde. Pode ser um médico, enfermeiro ou profissional de saúde mental. Implorar, ou ameaçar geralmente não funciona - você já deve ter notado isso!
Todos nós podemos desempenhar um papel na remoção do estigma das lutas de saúde mental. Como cuidador, você está particularmente bem posicionado para fazê-lo ao se aproximar da pessoa de quem cuida com franqueza e compaixão, além de se informar.
Paciência conosco mesmos e com aqueles de quem cuidamos é um ingrediente essencial, embora às vezes possa parecer fora de nosso alcance. Todas essas abordagens engenhosas podem fomentar a esperança e a certeza de que a vida pode ser melhor do que atualmente - para você e para toda a família.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?