TV BrasilGov
O que é um comportamento compulsivo?
Compulsões ou rituais compulsivos ou simplesmente rituais são comportamentos repetitivos ou atos mentais que a pessoa se sente compelida a executar para diminuir ou eliminar a ansiedade ou o desconforto associado às obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente (DSM V).
Quais os sintomas de uma pessoa compulsiva?
Quem tem comportamento compulsivo apresenta mudanças nas atitudes e pensamentos. Ela cultiva rituais e repetições, pode ter preocupações excessivas e apresentar obsessão, medo, dúvida, desconforto, aflição, culpa e outros sentimentos negativos.
Compulsões vs. Obsessões
Compulsões não são atividades voluntárias e não são realizadas por prazer. Em vez disso, uma pessoa com compulsão sente a necessidade de se engajar em um comportamento específico para aliviar o estresse e o desconforto que se tornariam esmagadores se a atividade não fosse realizada de uma maneira específica e repetida.
Tipos de compulsão
Existem muitos tipos diferentes de comportamentos compulsivos. Eles incluem compras, acumulação, alimentação, jogos de azar, tricotilomania (arrancar fios de cabelo), verificar, contar, lavar, sexo e muito mais. Além disso, existem exemplos culturais de comportamento compulsivo.
1. Compulsão por compras
Comprar compulsivamente é caracterizado pela realização de compras excessivas. Elas causam prejuízos na vida de uma pessoa, como endividamento, comprometimento financeiro ou dificuldade de estabelecer um compromisso com a própria família.
2. Acumulação
Também conhecido como transtorno de acumulação. Trata-se de uma dificuldade persistente de se desfazer ou se separar das posses por causa da necessidade percebida de guardá-las. Uma pessoa com esta compulsão experimenta angústia ao pensar em se livrar dos itens, independentemente do valor real.
E quando não há mais espaço no interior, a desordem pode se espalhar para a garagem, veículos, quintal e outras instalações de armazenamento.
3. Compulsão alimentar
Nada mais é a incapacidade de controlar a quantidade de ingestão nutricional, resultando em ganho de peso excessivo. Esse excesso de comida geralmente é um mecanismo de enfrentamento para lidar com problemas na vida do indivíduo, como o estresse. A maioria dos comedores compulsivos sabe que o que eles estão fazendo não é bom para sua saúde.
O comportamento compulsivo geralmente se desenvolve na primeira infância. Pessoas que lutam com compulsão alimentar geralmente não têm habilidades de enfrentamento adequadas para lidar com as questões emocionais que causam a compensação das frustrações na alimentação. Entregam-se a compulsões, períodos com duração variável em que comem ou bebem sem parar até que a desejo de comer passe ou não consigam mais consumir.
4. Compulsão por jogos
A principal característica do jogador compulsivo é a existência do desejo de jogar e não a sua incapacidade de resistir a esses desejos. A compulsão por jogos pode levar a sérios problemas pessoais e sociais na vida do indivíduo. Este comportamento compulsivo geralmente começa no início da adolescência para os homens e entre as idades de 20 a 40 anos para as mulheres.
As pessoas que têm problemas para controlar as compulsões ao jogo geralmente têm ainda mais dificuldade em resistir quando atravessam um período estressante na vida. Indivíduos que jogam compulsivamente tendem a encontrar problemas com os membros da família, com a lei, com os lugares e as pessoas com quem jogam.
5. Tricotilomania
Tricotilomania é classificada como o arrancamento compulsivo de pelos do corpo. Pode ser de qualquer lugar do corpo que tenha cabelo envolvendo, por exemplo, a retirada de cabelo do couro cabeludo, das sobrancelhas ou de outras áreas do corpo. Esta escolha resulta em pontos calvos. A maioria das pessoas com Tricotilomania leve pode superá-lo por meio da concentração e da autoconsciência.
6. Compulsão por sexo
Esse tipo de comportamento compulsivo é caracterizado por sentimentos, pensamentos e comportamentos sobre qualquer coisa relacionada ao sexo. Esses pensamentos podem ser difusos e causar problemas na saúde, ocupação, socialização ou outras partes da vida.
7.Nomofobia: o vício em celular
Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular ou ser incapaz de usar o telefone por algum motivo, como a ausência de um sinal, o término do pacote de dados ou a carga da bateria.
O que causa a nomofobia?
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?