Quase todo mundo vai ter dias em que eles não querem sair da cama ou fazer muita coisa. As causas potenciais incluem estresse, ansiedade ou mal-estar. Nesses casos, a sensação geralmente passa rapidamente ou dura cerca de um dia antes que a pessoa esteja pronta para começar como de costume.
Isolamento, exaustão e falta de motivação ou interesse na vida são experiências comuns de pessoas que lutam contra o estresse, a depressão, a ansiedade e outras condições de saúde mental. Quase todo mundo experimenta isso em algum grau. Ouvir isso nem sempre ajuda ou torna as coisas mais fáceis, no entanto.
Disania vs. Cansaço
Quando você não consegue levantar de manhã todos os dias, isso pode afetar todos os aspectos da sua vida. Sua família, chefe, colegas de trabalho e amigos podem não entender por que você não pode funcionar.
Disânia é o estado de dificuldade para sair da cama pela manhã.Para identificar se alguém está passando por disania ou clinomania - um termo intimamente relacionado que se refere ao desejo de ficar na cama o dia todo
A disânia pode ser um sintoma de muitas condições médicas. Alguns comuns são:
- Depressão : a depressão é um transtorno do humor que pode causar tristeza, perda de energia e fadiga .
- Síndrome de fadiga crônica (SFC): Pessoas com SFC sentem episódios extremos de cansaço que duram muito tempo e não melhoram com o repouso. Eles podem nem mesmo sair de suas camas.
- Fibromialgia : causa dor generalizada, problemas de memória e alterações de humor. Também pode fazer você se sentir exausto.
- Apnéia do sono : acontece quando algo interrompe sua respiração enquanto você dorme . Pode causar baixa energia e sonolência diurna.
- Anemia : quando você não tem glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente, seus níveis de energia podem cair.
- Distúrbios da tireoide : se sua glândula tireoide não funcionar como deveria, você pode se sentir lento.
- Diabetes : níveis elevados de açúcar no sangue podem esgotar sua energia.
- Síndrome das pernas inquietas : este distúrbio faz com que você mova as pernas enquanto está em repouso.
- Doença cardíaca : problemas cardíacos podem deixá-lo mais cansado do que o normal.
- Distúrbios do sono : certascondições do sono , como insônia ou narcolepsia , podem dificultar o despertar pela manhã.
"A claridade do dia à sua frente é maior do que ficar na cama."
A cama é confortável. É seguro. É fácil. Mas quando o mundo e sua lista de tarefas aguardam, às vezes você precisa ficar (um pouco) desconfortável para se motivar a enfrentar o dia.
Quando sua cama parece menos atraente, é mais fácil deixá-la para trás.
Em vez disso, divida o dia em tarefas menores e mais gerenciáveis. Vá um por um e concentre-se apenas na tarefa que está à sua frente.
Lembre-se, dê a si mesmo tempo para criar uma rotina que você goste
1) Decida que quer ser uma pessoa matutina : você pode querer ser, mas tem que decidir ser uma pessoa matutina. E para isso, você deve planejar como fazê-lo. Por " decidir", quero dizer ter o desejo de se tornar uma pessoa matinal.
Pare de sonhar com isso, comece a agir.
2) Tenha uma rotina bem planejada que funciona bem para você:
Essa é a que funciona para mim:
Diga a si mesmo para colocar os pés no chão.Alongue-se. Ore. Arrume a cama. Então vá ao banheiro. Em seguida, escove os dentes.Tome banho. Em seguida, vista-se ... Arrume o quarto. Tome café.Lave o que sujou. Organize por onde passar. Saia para trabalhar e assim por diante. Pense apenas um passo à frente até que pareça mais viável olhar mais longe.
Para se tornar uma pessoa matinal, você precisa ter coisas para fazer. Caso contrário, não funcionará.
Não comece o dia sem um plano, sem um desafio. E comece o seu plano no dia anterior. Anote tudo o que quer fazer no dia seguinte e mantenha o foco.
Boa sorte!
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?