Narcolepsia
A narcolepsia é um distúrbio do sono frequentemente mal interpretado. É caracterizada por sonolência diurna severa e persistente que pode causar prejuízos na escola, trabalho e ambientes sociais, bem como aumentar o risco de acidentes e lesões graves.
Embora rara em comparação com muitos outros distúrbios do sono, a narcolepsia afeta centenas de milhares de pessoas, incluindo crianças e adultos.
Compreender os tipos de narcolepsia e seus sintomas, causas, diagnóstico e tratamento pode capacitar os pacientes e seus entes queridos a enfrentá-la de maneira mais eficaz.
A narcolepsia faz com que você adormeça repentinamente a qualquer momento, não importa onde esteja. Muitas vezes, você adormece incontrolavelmente durante circunstâncias incomuns, como ao comer. Pessoas com narcolepsia são incapazes de regular seu ciclo vigília-sono.
Sintomas comuns de narcolepsia
Você pode ter narcolepsia se:
- Você adormece sem aviso.
- Você se sente muito sonolento durante o dia.
- Você sofre de paralisia do sono.
- Você experimenta cataplexia (perda temporária de controle muscular que o faz se sentir fraco ou pode causar um colapso. A cataplexia geralmente é uma resposta a emoções como raiva ou riso).
- Alucinações durante a transição da vigília para o sono (hipnagógica) ou do sono para a vigília (hipnopômpico).
- Insônia e sono noturno perturbado.
Complicações
- Mal-entendido público sobre a condição. A narcolepsia pode causar-lhe sérios problemas a nível profissional e pessoal. Outros podem vê-lo como preguiçoso ou letárgico. Seu desempenho pode ser prejudicado na escola ou no trabalho.
- Interferência com relacionamentos íntimos. Sentimentos intensos, como raiva ou alegria, podem desencadear sinais de narcolepsia, como cataplexia, fazendo com que as pessoas afetadas se afastem das interações emocionais.
- Dano físico. Ataques de sono podem resultar em danos físicos a pessoas com narcolepsia. Você corre um risco maior de sofrer um acidente de carro se sofrer um ataque enquanto dirige. O risco de cortes e queimaduras é maior se você adormecer enquanto prepara os alimentos.
- Obesidade. Pessoas com narcolepsia têm maior probabilidade de apresentar excesso de peso. O ganho de peso pode estar relacionado a um baixo metabolismo.
Tipos de tratamento comuns para narcolepsia
Não há cura para a narcolepsia tipo 1 ou tipo 2. Os objetivos do tratamento para a narcolepsia são melhorar a segurança do paciente, reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Para muitas pessoas com narcolepsia, a doença geralmente permanece estável ao longo do tempo. Em alguns casos, certos sintomas podem melhorar à medida que o paciente envelheceFonte confiávelBiblioteca Nacional de Medicina, Informações sobre biotecnologiaO National Center for Biotechnology Information avança a ciência e a saúde ao fornecer acesso a informações biomédicas e genômicas.pubmed.ncbi.nlm.nih.gov, e raramente, a remissão dos sintomas pode acontecer espontaneamente
O tratamento é feito por meio de cochilos e medicação programados.
Abordagens Comportamentais para o Tratamento
- Planejando cochilos curtos: como cochilos curtos são revigorantes para pessoas com narcolepsia, reservar tempo para cochilos durante o dia pode reduzir a SDE. Acomodações na escola ou no trabalho podem ser necessárias para reservar tempo para cochilos
- Incluir um horário de sono consistente (para dormir e acordar), um ambiente de sono com distrações e interrupções mínimas e uso limitado de dispositivos eletrônicos antes de dormir.
- Evitar álcool e outros sedativos
- Dirigir com cautela: Pessoas com narcolepsia devem conversar com o médico sobre direção segura. Cochilar antes de dirigir e evitar viagens longas ou monótonas são exemplos de medidas para melhorar a segurança.
- Comer uma dieta balanceada: pessoas com narcolepsia têm maior risco de obesidade, o que torna a alimentação saudável uma parte importante de sua saúde geral.
- Praticar exercícios físicos: ser ativo pode ajudar a prevenir a obesidade e contribuir para melhorar o sono noturno.
- Em busca de apoio: grupos de apoio e profissionais de saúde mental podem promover saúde emocional e neutralizar os riscos de isolamento social, depressão e ansiedade em pessoas com narcolepsia.
- Remédios
- Embora as abordagens comportamentais sejam frequentemente úteis, a maioria das pessoas com narcolepsia também recebe tratamento com medicamentos para ajudar a controlar um ou mais sintomas.
- Os medicamentos para a narcolepsia costumam melhorar os sintomas, mas também podem causar efeitos colaterais. Esses medicamentos exigem receita médica e devem ser usados com cuidado e de acordo com as instruções do médico e do farmacêutico.
Alguns dos medicamentos mais comumente prescritos para narcolepsia incluem:
- Modafinil e armodafinil: esses dois medicamentos que promovem a vigília são quimicamente semelhantes e são normalmente a primeira terapia para a SDE.
- Metilfenidato: Este é um tipo de anfetamina que pode reduzir a SDE.
- Solriamfetol: este medicamento foi aprovado pelo FDA em 2019 e mostrou efeitos comparáveis na EDS como modafinil21.
- Oxibato de sódio: este medicamento pode reduzir a cataplexia, a SDE e os distúrbios do sono noturno, mas pode levar semanas para afetar a SDE22.
- Pitolisant: aprovado pelo FDA em 2019, o pitolisant é um medicamento que promove a vigília que também demonstrou um efeito positivo na cataplexia.
- Nem todos os medicamentos funcionam para todos os pacientes, e alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais mais incômodos ou interações com outros medicamentos.
- Trabalhar junto com o médico pode ajudar a identificar o medicamento e a dosagem com o melhor equilíbrio entre benefícios e desvantagens.
O tratamento para crianças com narcolepsia é semelhante ao tratamento para adultos, mas precauções adicionais podem ser tomadas ao escolher os medicamentos e suas dosagens.
Tratamento de narcolepsia e gravidez
A maioria dos especialistas recomenda interromper os medicamentos para narcolepsia
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?