Os manipuladores têm truques comuns que usam para fazer você se sentir irracional e mais propenso a ceder aos seus pedidos. Alguns exemplos comuns incluem:
● culpa
● Reclamando
● Comparando
● mentindo
● negando
Pessoas que manipulam outras pessoas têm características comuns que você pode procurar. Eles incluem:
- Eles conhecem seus pontos fracos e como explorá-los
- Eles usam suas inseguranças contra você
- Eles o convencem a desistir de algo importante para você, para torná-lo mais dependente deles
- Se eles forem bem-sucedidos em sua manipulação, eles continuarão a fazê-lo até que você seja capaz de sair da situação
Outros sinais de manipulação incluem:
Um manipulador tentará tirá-lo de sua zona de conforto e de lugares com os quais você está familiarizado para ter uma vantagem sobre você. Isso pode ser em qualquer lugar em que o manipulador sinta propriedade ou controle.
Manipulação de fatos
Um manipulador irá mentir ativamente para você, dar desculpas, culpá-lo ou compartilhar estrategicamente fatos sobre eles e ocultar outras verdades. Ao fazer isso, eles sentem que estão ganhando poder sobre você e superioridade intelectual.
Exagero e generalização
Os manipuladores são especialistas em exageros e generalizações. Eles podem dizer coisas como: “Ninguém nunca me amou”. Eles usam acusações vagas para tornar mais difícil ver as lacunas em seus argumentos.
Humor cruel
Essa tática usada por manipuladores tem o objetivo de cutucar seus pontos fracos e fazer você se sentir inseguro. Ao fazer você ficar mal, eles têm um senso de superioridade psicológica.
Manipulação
Essa tática é usada pelo manipulador para confundir você e fazer com que você questione sua própria realidade. A manipulação acontece quando você confronta o abuso ou mentira e o manipulador diz que isso nunca aconteceu.
Passivo- Uma agressão
As pessoas podem ser passivo-agressivas por muitos motivos que nem sempre têm a intenção de manipular. Mas os manipuladores crônicos (de longo prazo) usarão essa tática para fazer você se sentir culpado e dar elogios indiretos. Eles estão fazendo isso para mostrar raiva, sem estar diretamente com raiva, fazendo você se sentir confuso.
O manipulador não esconde sua manipulação por trás do humor ou da "boa diversão". Nesse caso, eles estão julgando, ridicularizando e dispensando você abertamente. Eles querem que você sinta que está fazendo algo errado e que, não importa o que faça, você será inadequado para eles. Eles focam apenas nos aspectos negativos e não oferecem soluções construtivas.
Tratamento de manipulação
A manipulação pode ser difícil de identificar ou admitir quando está acontecendo com você. Você não é culpado por ter a manipulação acontecendo com você. Não há como evitar a manipulação, porque é uma questão do manipulador. Cabe ao manipulador encontrar ajuda.
No entanto, existem maneiras de reduzir o impacto emocional da manipulação. Estas são maneiras de definir limites fortes em um relacionamento:
- Comunique-se de maneira clara, direta e específica.
- Entenda quando a manipulação não é normal e precisa ser tratada.
- Estabeleça limites em torno da manipulação e encontre uma maneira de deixar a pessoa saber que você entende que ela está manipulando você e que você não quer fazer parte dessa conversa.
- Procure uma pessoa de confiança, que não esteja sob a influência do manipulador, e peça conselhos sobre sua situação.
Ser capaz de identificar a manipulação é uma grande parte de acabar com ela. Se a manipulação vier de um ente querido, pode ser muito difícil procurar ajuda. No entanto, a manipulação pode afetar seu próprio bem-estar emocional. Portanto, é importante que você consiga encontrar uma maneira segura de sair da situação.
Suporte e Recursos
Se você acha que está sendo manipulado por um ente querido, amigo ou colega de trabalho, é importante procurar um recurso confiável para encontrar ajuda. Os recursos a serem considerados incluem:
- Conselheiro de relacionamento
- Terapeuta
- Amigos
- Membros da família de confiança
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?