Todos nós sabemos como é difícil mudar um hábito.
Como dizia Aristóteles,Somos o que repetidamente fazemos.
Queremos mudar hábitos ruins, emagrecer,parar de fumar, parar de procrastinar, etc.
O problema é que queremos implantar tudo isso de uma vez.
A receita é simples :decida qual é o hábito que mais te incomoda e mude um hábito por vez.
Vou explicar como parei de tomar refrigerante.
Faz muito tempo que eu estou chateada por beber refrigerante.Tenho uma irmã viciada em coca cola e ela compra todos os dias, então fica fácil beber e eu bebia. E me arrependia, logo a seguir.
1º Tome a decisão. Marque em algum lugar essa decisão e leia todos os dias
2°Marque um dia definitivo para abandonar o hábito de beber. No meu caso eu marquei 1 mês para frente que seria o meu aniversário o último dia que eu beberia refrigerante.
3º Enquanto a data não chega, permita-se beber o refrigerante sem culpa.
4º No decorrer do tempo, vá reduzindo a quantidade ingerida. Exemplo:se hoje bebeu 300 ml, amanhã, beba menos, depois menos ainda...
5º Quando chegar a data,cumpra.
Comigo aconteceu assim: depois do meu aniversário,no dia seguinte, como sempre, tinha coca cola na minha casa e me trouxeram um copo.
Me vi diante do desafio: beber ou não beber? Eis a questão.
Pensei:Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena". Em outras palavras, se eu falhar agora e não cumprir a promessa que fiz à mim mesmo, ficarei desacreditada da minha pessoa, e minha autoestima ficará cada vez menor.
Não tive dúvida: recusei.E disse: Obrigada, pode me trazer água por favor?
Dai em diante passei a beber água com gás, água mineral ou água com limão no lugar.
6º Ao invés de pensar não posso beber, coca cola, eu pensava: posso, mas não quero.É opção minha.
7° Ao invés de pensar que era gostoso, eu foquei na sensação ruim que eu sentia após tomar o refrigerante: gases, barriga dura, mal estar, sensação de cheia, etc
8º A cada dia vencido, você se sente mais fortalecido e autoconfiante na sua decisão e com menos riscos de voltar atrás.
9º Se nesse período a vontade ainda persistir. só molhe a boca num gole. Fiz isso apenas 2x dentro de 2 meses e percebi que não quero mais beber refrigerante.
10° Foque na sensação de bem estar de ter deixado de ingerir algo que faz mal ao seu corpo.
Hoje estou há 2 meses e uma semana (67 dias) sem refrigerante e com a convicção que parar de consumir foi a melhor coisa que fiz na minha vida por diversas razões:
Para mim, particularmente,o refrigerante me causasa compulsão e fazia com que eu quisesse consumir fast food para acompanhar ficava dias com gases, dor estomacal,azia, mal estar,gastrite, regurgitação e tudo isso sumiu após deixar de beber refrigerante.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?