“Por que eu continuo fazendo isso?”
“Como isso continua acontecendo comigo?”
Nos autosabotamos quando de forma consciente ou inconsciente criamos obstáculos e barreiras pra para que não alcançemos nossos objetivos.
Se você critica a si mesmo na frente dos outros ou tem o hábito de falar consigo mesmo, a mesma coisa pode acontecer: suas palavras podem eventualmente ser tomadas como verdade. Acreditar nessas críticas pode promover uma atitude de autoderrota e impedir que você queira tentar novamente. Eventualmente, você pode desistir antes mesmo de começar.
Você pode se fazer essas perguntas quando se sentir preso a padrões que criam problemas em sua vida e o impedem de alcançar seus objetivos. Embora você tente fazer mudanças e romper esses padrões, de alguma forma você acaba no mesmo lugar, de novo e de novo.
Se isso soa familiar, você pode estar se sabotando. A auto-sabotagem refere-se a comportamentos ou padrões de pensamento que o impedem de fazer o que deseja.
Uma das principais razões pelas quais as pessoas se autossabotam é a falta de Planejamento: Falhar em planejar é planejar em falhar! — Foco Errado: Em vez de se concentrar no que você tem e no que você pode fazer, você coloca sua atenção em outra situação paralela ao que é importante. Por exemplo: Ao invés de se preocupar em falar em público, você se preocupa em estar sendo observado pelo público.
Eu sou dessas. A minha primeira dificuldade é de ver a minha imagem refletida, não sei porque, mas sempre me assusto, hahaha.
Numa aula online, por exemplo, eu posso até saber a lição,mas ao me ver na câmera eu travo e esqueço do que eu ia falar ou sinalizar (no caso, da aula em libras.
Não é timidez, sou uma pessoa até que extrovertida, mas sei que com o tempo eu me acostumo e vencerei esse bloqueio.
À medida que você se torna consciente das emoções, comportamentos e pensamentos negativos que desencadeiam a autossabotagem, você pode começar a desafiá-los. E se você puder mudar um desses três aspectos, os outros dois também mudarão mais facilmente.A autossabotagem prejudica seu sucesso, apesar de seus próprios desejos, sonhos ou valores.
Você pode vencer a autossabotagem monitorando seus comportamentos, sentimentos, pensamentos e crenças sobre si mesmo e desafiando-os quando estiverem entre você e seus objetivos. Depois de entender o que está por trás da autossabotagem, você pode desenvolver comportamentos positivos e autossustentáveis para mantê-lo no caminho certo.
Esses pensamentos e sentimentos profundos causam uma conversa interna negativa, que alimenta seus medos e seus comportamentos de autossabotagem. Algumas pessoas se auto-sabotam porque isso as faz se sentir no controle de suas situações.
Identifique os comportamentos
Saiba o que te desanima ou porque age assim
Depois de descobrir como você se sabota, anote quando você faz essas coisas. O que faz você sentir que precisa agir?
Outros gatilhos que muitas vezes colocam comportamentos de autossabotagem em movimento incluem:
- tédio
- medo
- não querer aparecer
- dúvida
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?