#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Sobre resiliência

 

Psicólogos definem resiliência como o processo de se adaptar bem diante de adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse – como problemas familiares e de relacionamento, sérios problemas de saúde ou estressores financeiros e no local de trabalho. ... Esse é o papel da resiliência.

Resiliência é a capacidade de se recuperar de uma experiência negativa ou de um desafio difícil . ... A resiliência é construída com a confiança de que você será capaz de superar ou contornar seus problemas e aprendendo maneiras eficazes de lidar com pensamentos e emoções negativas.

Muitas vezes, quando passamos por situações extremas é comum chutar o balde, tomar decisões precipitadas, desistir...
Ao invés de tomar atitudes extremas e se arrepender, o melhor é não tomar atitude nenhuma e só deixar o barco correr,e assim vamos diminuindo a ansiedade, pensando melhor, procurando estratégias, avaliando sentimentos, etc.
E assim vamos medindo nossa competência, aumentando a nossa confiança, criando conexão, avaliando caráter, ponderando contribuição,trabalhando o enfrentamento e exercendo controle.

A resiliência é importante por várias razões; ele nos permite desenvolver mecanismos de proteção contra experiências que podem ser esmagadoras , nos ajuda a manter o equilíbrio em nossas vidas durante períodos difíceis ou estressantes e também pode nos proteger do desenvolvimento de algumas dificuldades e problemas de saúde mental.

A resiliência é o que nos ajuda a prosperar, independentemente das dificuldades que a vida lança em nosso caminho. Alguns de nós nascemos mais resilientes do que outros, mas todos podem melhorar nisso. 

  • Planejamento realista A capacidade de fazer e executar planos realistas ajuda os indivíduos a aproveitarem seus pontos fortes e a se concentrarem em metas alcançáveis.
  • Auto-estima Um senso positivo de si mesmo e confiança em seus pontos fortes pode afastar sentimentos de desamparo quando confrontados com a adversidade.
  • Habilidades de enfrentamento As habilidades de enfrentamento e resolução de problemas ajudam a capacitar uma pessoa que tem que lidar com a adversidade e superar as dificuldades.
  • Habilidades de comunicação Ser capaz de se comunicar de forma clara e eficaz ajuda as pessoas a buscar apoio, mobilizar recursos e agir.
  • Regulação Emocional A capacidade de gerenciar emoções potencialmente avassaladoras (ou buscar ajuda para lidar com elas) ajuda as pessoas a manter o foco ao superar um desafio.
  • Resumindo:
1

Para pequenos aborrecimentos, pergunte a si mesmo: isso importará em cinco anos? Se isso não importa em cinco anos, talvez não valha a pena perturbar sua paz hoje.
2

Não dê a ninguém o poder de diminuir sua autoestima. 
3

Pelo menos uma vez por semana, passe um tempo de qualidade com alguém que o inspire.4

Seja Voluntário. Pesquisas mostram que o voluntariado está associado a uma melhor saúde física e emocional e até mesmo ao aumento da longevidade.
5

Pense no propósito maior de sua vida. Viva seus dias alinhados com esse senso de propósito.
6

Abrace sua vulnerabilidade. Seja autêntico. Aceite que não há problema em se sentir triste de vez em quando.7

Reconheça que a maioria das pessoas está lutando de uma maneira única. Mantenha um limite baixo quando se trata de oferecer perdão.8

Seja gentil, especialmente com você mesmo. A bondade é um marcador de força e não de fraqueza.9

Abaixe seu limite para se sentir grato. Seja grato por uma respiração profunda, o cheiro de café, o sorriso de um ente querido ou o sabor da água.10

Trabalhe criativamente com o que é, em vez de lutar contra o incontrolável.Junte-se ou crie um grupo focado NO SEU PROPÓSITO.Otimize a dose de notícias que você consome todos os dias. 

11

Faça uma lista de 'não-fazer' para manter seus dias leves, vivos e vibrantes.

Postar um comentário

0 Comentários