O medo de falar em público é uma forma comum de ansiedade. Pode variar de um leve nervosismo a um medo e pânico que paralisa.
Existem pessoas que tremem, outras que sofrem com sudorese, outras gaguejam,outras com vergonha mesmo e nos casos mais graves, medo ou pânico.
Como superar o medo de falar em público?
Essa é uma pergunta que eu me faço todos os dias.
Cá entre nós: nem sempre tive medo ou vergonha de falar em público, mas sabe aquela parte que você é doutrinado à submissão?
Eu me acostumei a me esconder, sabe?Faço de tudo para não aparecer.
E no meu caso a minha vergonha é em casos especificos onde sou colocada à prova em ambiente desconhecido.
Me explico: Não tenho vergonha de falar para um pequeno público como em uma igreja ou de conversar com um grupo de pessoas conhecidas ou no um a um (olho no olho), sou bem extrovertida,mas não me sinto segura diante de câmeras porque além de intuitiva eu sou sensitiva. Mas estou vencendo essas barreiras com o óbvio[Acredite, o óbvio também precisa ser dito!]
Como?
- Praticando!Deixando de fugir quando as oportunidades aparecem;
- Enfrentando o seus medos de errar
- Parando de se preocupar com quem está do outro lado;
- colocando em mente que a primeira vez é sempre mais difícil, depois se torna mais fácil;
- Se Preparando antecipadamente,
- Trabalhando o silêncio, a respiração a conexão com as pessoas
- Tentando controlar a vergonha, o nervosismo se concentrando no assunto em pauta
Estas etapas podem ajudar:
- Saiba com antecedência. Quanto melhor você entender sobre o que está falando mais chance de sentir-se segura. Procure adquirir conhecimento sobre o assunto.
- Organize-se. Planeje. Quanto mais organizado você for, menos nervoso ficará. Se possível,faça anotações, teste câmeras, áudios, tudo antecipadamente.
- Pratique com alguém de sua confiança - Pratique sua apresentação completa várias vezes. Faça isso para algumas pessoas com quem você se sente confortável e peça feedback. Grave alguns vídeos e veja como ficou.Isso diminui a ansiedade.
- Errar?
- Medo?
- Vergonha?
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?