Muitos disseram que gostaram da abordagem sobre resiliência mas nunca ouviram falar de
John Wooden, outros disseram que já ouviram falar- eu já fiz trabalhos de escola sobre ele.John Wooden (1910-2010) foi um jogador e treinador de basquete norte-americano. apelidado de “O Mágico de Westwood”.foi consideradoo melhor treinador da história do NCAA,trazendo a taça em 10 campeonatos vitoriosos com a equipe UCLA Bruins, entre 1964 e 1975. ..
- John Wooden tentou incutir a ideia de que todos podem alcançar seu verdadeiro potencial, não importa sua função ou trabalho . Se você der tudo de si e a equipe se unir – então todos têm o potencial de alcançar sua grandeza.Ele falava que se uma pessoa trabalhava varrendo a rua- ela tem que varrer da mesma forma que Michelangelo pintava/esculpia ou Picasso pintava seus quadros- fazer com amor e da melhor forma possível.
- Ele estudava seus jogadores, então sabia onde focar treinamento e feedback.
Isso realmente funciona.Vou citar alguns exemplos que vivenciei:
Falo por experiência própria-
Não sou professora mas já dei aulas particulares de reforço para crianças, eu observava muito o porquê tais crianças não desenvolviam na escola em que estudavam[ por este motivo os pais me pagavam para dar aulas particulares ].
Na minha rua quase todas as crianças,foram meus alunos e muitos na rua da minha vó, hoje são todos formados.]Tinha dia que 17 crianças estavam em minha casa.Ninguém queria ir embora porque no final da aula eu fazia chá mate , bolinho de chuva e estourava pipoca. Também brincávamos de teatrinho.
Antigamente, entre minha cozinha e sala tinha um recorte na parede para integrar os dois ambientes. Onde era o local do teatro? Exatamente! Nessa janela😂😂😂.
Essa é uma característica muito forte na minha personalidade, desde os 12 anos- quando não estava ensinando ,estava aprendendo ou eu estava fazendo trabalhos escolares para os meus irmãos e para outras pessoas.Eu nunca sai da escola, hahaha sou uma eterna aprendiz. Simplesmente amo ler, escrever, agendas, artigos de escritório, papelaria, etc.
Voltando...
Eu tinha um aluno que não queria ter aula,disse que queria soltar pipa.E perguntei sobre as taiadas de pipa ele se assustou😂😂😂,ai expliquei que soltava pipa e andava de carrinho de rolimã com meu primo Admilson quando pequena. Depois disso,ganhei sua confiança e ele prestava atenção na aula, melhorou com o reforço, e se tornou o melhor aluno da escola.
Uma outra aluna, estava na 4º série não sabia ler e nem escrever, os professores tinha desistido dela e por isso sua mãe me procurou e eu aceitei o desafio por ser amiguinha das minhas filhas. Só a observando eu percebi que ela fingia ler, fingia escrever, ela imitava, guardava sequências , repetia ou copiava. Parti do zero com ela:
- criei um silabário com letras e figuras e a ensinei primeiro a escrever em caderno de caligrafia (melhorou até a letra).
- Junto com esse processo fiz ela conhecer as vogais e consoantes, já com desenhos.
- Depois começamos a formar palavrinhas com o silabário tipo: tapa e invertendo pata e assim sucessivamente.
- Ensinei ela pensar e interpretar texto.Fazia ela contar as historinhas do gibi através das imagens.
- Em um mês apenas com 4 horas de aulas por dia ela aprendeu. Nem os professores acreditaram!
E o último exemplo, foi o meu cunhado. Reprovou umas 4x a 5° série ainda foi expulso da escola. No ano seguinte ele mudou de escola.Sua mãe me procurou e passei a dar aula para ele.
A primeira coisa que ele disse para mim: Minha mãe é um saco, só estou aqui porque ela me obrigou😂😂😂.
Eu respondi: Quer se livrar dela? Ele respondeu que sim.
Então eu disse: Então dá o que ela quer: Estude! Ai ela não vai pegar no seu pé.Vai te deixar livre, até esquecer que você existe e ainda te elogiar e falar com orgulho de você. Senta aqui que eu vou te ensinar uma forma fácil de estudar -falei sobre foco, anotar tudo que ele achasse relevante na escola e o mais importante: prestar atenção nas aulas para realmente aprender e o que era falado na aula era o que caia nas provas. Hoje em dia? Ele é engenheiro.
O que eu quero dizer com isso? Que cada pessoa tem um "porquê" que motiva!
- John Wooden estudaria a competição para garantir que os enfrentasse com uma boa estratégia. Ele estudava o jogo de basquete e procurava maneiras de melhorá-lo. Ele estudaria a indústria e aprenderia como funciona.
O conhecimento só se adquire estudando. Há muitas maneiras de estudar, mas sem estudo – nunca saberemos como melhorar.
Sem estudo, não saberemos em que nosso pessoal é bom, o que o mercado está fazendo, como as necessidades de nossos clientes estão mudando ou como a organização está mudando para enfrentar os desafios que enfrenta.
Com uma consciência mais ampla estaremos sempre aprendendo uma forma nova de aprender.
E um aspecto fundamental de tudo isso é estar alerta ,atento às mudanças, aos comportamentos, ao processo, aos resultados, à causa e efeito e às exigências do mercado.
Estar em alerta também permite que você veja coisas que os outros não veem.
Acumular conhecimento para si não traz grandes reconhecimentos.Devemos compartilhá-lo, ensinar outras pessoas e ajudar outras pessoas a crescer em suas vidas e carreiras ai sim você estará fazendo história...
Ensinar também é a melhor maneira de realmente aprender é ensinar algo às pessoas, para nos ajudar a encontrar as lacunas em nosso conhecimento, ou descobrir como simplificar nossa mensagem.
Aprender e ensinar andam de mãos dadas. Para isso é necessário Consistência- é como fazemos as tarefas à nossa frente – quer tenhamos vontade ou não.
Consistência é confiar e demonstrar aos outros o que valorizamos, no humor, nos comportamentos e no tratamento é como as pessoas aprendem conosco.Ler sobre como outras pessoas alcançam o sucesso nos permite aprender.
Eu amo histórias de sucesso como John Wooden, que simplificaram e compartilharam o que os ajudou a ter sucesso.
É a melhor forma de contribuição – ensinar aos outros o que funciona.Pessoas que agem assim fazem história. E não passam somente pela vida... deixam um legado.
Algumas Frases de John Wooden:
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.
A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá.
Para vencer uma vez é preciso ter talento, mas para vencer novamente é preciso ter caráter.
"Quando você melhora um pouco a cada dia, coisas grandes começam a ocorrer. Não procure por melhoras rápidas e grandiosas, busque uma pequena melhoria, um dia de cada vez. É o único modo para que aconteça - e quando acontece, dura."
"A perfeição é um impossibilidade, mas se esforçar para alcançar a perfeição não é."
Cuide de seu caráter, não da sua reputação. Seu caráter é quem você é, e sua reputação é quem as pessoas pensam que você é.
Ninguém é derrotado, a menos que comece a culpar os outros.
Não deixe as coisas que você não pode fazer impedi-lo de fazer as coisas que pode”
"A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor"
Deixar de preparar é o mesmo que se preparar para o fracasso.
"Quando a oportunidade chega, é tarde demais para se preparar."
A paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor possível dentro do seu potencial
"As oito leis da aprendizagem são: explicação,demonstração, imitação, repetição, repetição,repetição, repetição, repetição.""Você tem sucesso dentro. Cabe a você trazê-lo para fora."
E para finalizar...
"Lembre-se Isso, as escolhas que você faz na vida, faz você."
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?