#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Preparado para falar em público? 12 estratégias para desenvolver suas habilidades de oratória

 


Todo mundo conhece alguém que tem uma energia contagiadora, um carisma fenomenal que causa empatia de imediato em nós e faz com que confiemos em tudo que essa pessoa fala, a ponto de querermos seguir seus passos.

São pessoas que uns diriam pessoas luz, outros diriam iluminadas ou como o Augusto Cury sempre diz: são vendedores de sonhos.



O que essas pessoas tem em comum e de extraordinário?

Além de um objetivo  bem definido, amar o que faz a ponto de nos contagiar e serem focados no seu objetivos,essas pessoas possuem habilidades de comunicação.


Falar em público é uma habilidade procurada em quase todos os campos,quando você possui fortes habilidades de oratória, isso permite que você faça discursos eloquentes ou apresentações de maneira eficaz e impactante.

Uma das melhores maneiras de aprender e entender a ser um orador de sucesso é ler muito[quem lê muito, dificilmente fala ou escreve errado], assistir e ouvir grandes discursos.

Existem pessoas que já nascem com essa habilidade.Segundo uma pesquisa americana, esse primeiro grupo são pessoas autoconfiantes, que tiveram segurança junto aos pais, cresceram sendo apoiados por membros da família.

Outras estudam para desenvolver. Esse segundo grupo, as pessoas não tiveram tanto apoio da família, sofreram bullying na escola,não foram ouvidos e não tiveram suas necessidades essenciais cupridas,então não adquiriram confiança suficiente e se sentem inseguros.

A boa notícia que isso pode ser trabalhado.

Vou citar algumas dicas  que aprendi num workshop:



  • 10 dicas básicas para falar em público



    Conheça seu assunto e seu discurso[ quanto mais você tiver preparado, mais segurança terá em palestrar]
     O contato visual também é essencial para formar uma conexão com o público. Tente olhar para uma pessoa por 2 frases, depois para outra pessoa por 2 frases e assim por diante. 


  • Conheça seu público e seu espaço. Se você saber o que seu público está buscando, você terá mais chances de ser ouvido e valorizado]


  • Nunca peça desculpas [ eu achei íncrivel essa dica , pois já ouvi até no culto CCB, tudo o que estivermos fazendo pra Deus, nunca pedir desculpas, porque tira o efeito da palavra que você acabou de dizer. Exemplo: Você disse: Levante e aja! E logo a seguir você diz desculpa gente, precisava falar.O que seu público entende? Fique sentado e não faça nada! É assim que subconciente recebe.


  • Imagine-se fazendo um grande discurso. [palestre diante do espelho ou de uma câmera]


  • Concentre-se na sua mensagem, não em si mesmo[ foque no assunto e quando esquecer , direcione para platéia, fazendo perguntas e o foco não ficará em você]

  • Pratique uma dicção limpa, com uma voz clara e um tom agradável.




  • Evite erros comuns de português do tipo: nós foi ou a gente fomos.O certo é nós fomos ou a gente foi.


  • Seja você mesmo, sempre!Você deve transmitir para a platéia do jeito que você é naturalmente. Se você é sério, não tente fazer gracinhas,não engaja. Permitir que sua personalidade se manifeste faz de você um comunicador mais eficaz porque aumenta sua credibilidade. Quando o público pode se conectar com você e vê-lo como uma pessoa real,aumenta a confiança.



  • Se você é brincalhão, costuma agir com humor continue assim, porque só assim conseguirá engajar e manter o seu público focado.Utilize anedotas pessoais.
    Normalmente, o público responde mais às emoções do que à lógica. incorporar histórias pessoais ajuda seu público a se conectar com você e sua mensagem.


  • Compreender a importância da comunicação não verbal.Sua projeção vocal é certamente importante, mas sua comunicação não verbal deve transmitir suas ideias sem chamar atenção para si mesma. Use as mãos e até caminhe pelo palco, apenas faça isso se essa for sua intenção e não porque esta nervoso(a)E por último:

  • Aproveite o elemento surpresa.

    Seu discurso precisa ser claro e coeso, mas também deve ter um certo nível de imprevisibilidade. Isso mantém a atenção do seu público e torna sua apresentação muito mais memorável.

Se você já palestrou, ou tem contato com o público e mesmo que não tenha- você já se comunica com amigos, familiares, pequenos grupos-observe se você consegue atenção dessas pessoas até você terminar de falar.Se você observar que perdeu a atenção dessas pessoas
pode ser por esses motivos:

  • está repetitivo
  • ficou monotóno
  • a voz está cansativa, rápida demais ou devagar demais, alta demais ou baixa demais
  • você se perde no assunto rodeando
  • você está falando muito de si mesmo e saiu do foco principal
Uma dica super importante é sobre a palavra mas...


Vamos supor que você comprou um presente para alguém.
Você diz:
Ei Maria, comprei um presente para você!
A Maria fica super feliz.
Logo a seguir você completa a frase: mas...
A partir daí, a Maria já não está mais alegre, ficou apreensiva e já não sabe se ganhar o seu presente é bom... Sabe porque?
A palavra mas indica para ela que seu presente tem um problema.
O mas para ela pode significar um monte de coisas dependendo do tipo de relacionamento que você tem com ela:

Esposo/namorado:vai terminar comigo? Me traiu?
Empregador:Vou ser demitida?
Amigos:Ele descobriu o meu segredo?
Outros: Tá quebrado?, não chegou? etc.





  • Incorpore recursos visuais.

Quando usados ​​corretamente, os recursos visuais podem ser uma ótima maneira de capturar a atenção do público mas também se você os usar com muita frequência distrai.  Use-os com sabedoria e moderação.







Postar um comentário

0 Comentários