O ócio criativo é não sobrecarregar a sua vida de trabalho e equilibrar o trabalho, estudo e área de lazer.
Em outras palavras, é ajudar seu cérebro a “relaxar” e permitir que você pense em outras coisas além do trabalho.
O conceito de ócio criativo surgiu em meados dos anos 2000, por meio de estudos realizados pelo professor e sociólogo italiano Domenico de Masi.
Portanto, se você usar o ócio criativo a seu favor, além de se manter mais produtivo , pode até ter ideias melhores para desenvolver o seu trabalho, posts, home office, vida digital e pessoal tambémm .
A procrastinação está relacionada ao ato de deixar tarefas importantes pra depois, adiando-as . Isso, além de gerar resultados negativos para o seu dia, acaba aumentando sua carga de trabalho e gera cansaço mental.
Já o lazer criativo,não é adiar, são pausas estratégicas de descanso o que gera um produção melhor e dá tempo ao cérebro de descansar da sobrecarga diária, principalmente quando você se sente sobrecarregado, errando coisas simples, esquecendo tarefas importantes e por ai vai...
Segundo estudos realizados por De Masi, o ser humano gasta três vezes mais “não fazendo nada” do que realizando suas atividades profissionais por isso é importante aproveitá-lo de forma estratégica.
Porque não adianta tirar da nossa agenda os momentos de lazer e prazer. É só organizar de maneira inteligente e dar tempo ao cérebro fazer pequenas pausas durante o dia de trabalho.
Entenda os limites da mente humana:
1.Ideias brilhantes nem sempre surgem durante esses intervalos. Mas manter essas pausas em sua agenda para ajudar seu cérebro a descansar,e acredite, os melhores insights vêm em momentos de total relaxamento e sem envolver nenhum tipo de pressão por resultados.
2. Já perdi grande ideias por não anotar, por isso tenha sempre um bloco de notas à mão e quando surgir uma ideia de post, de vídeo, de estratégia, anote no seu caderno ou no celular.
3.Ter um bloco de notas para anotar boas ideias pode ajudá-lo a melhorar os processos internos de atendimento, otimizar funções ou até mesmo criar um negócio do zero.
4.Não confie em seu cérebro quando se trata de insights e processos criativos. Anote tudo o que puder e, posteriormente, filtre qualquer informação realmente relevante.
5. Faça pausas durante o seu dia de trabalho
O lazer criativo não é feito de longas pausas, mas de momentos em que você precisa que seu cérebro “respire” para voltar ao trabalho de forma mais funcional.
Às vezes, dois intervalos de quinze minutos ao longo do dia podem ser mais eficazes para sua rotina de trabalho do que um único intervalo de meia hora no meio do dia.
Outra dica importante é conseguir identificar quando seu corpo começa a apresentar sinais de baixa produtividade. É quando as pausas para descanso são críticas para mantê-lo trabalhando com eficiência.
Aprenda a relaxar de vez em quando mesmo trabalhando
- Sono?Durma na hora do almoço
- Triste? coma um chocolate e ligue para alguém
- Ansioso? Beba chá de camonila e realize algo que te acalme: dar soco no ar, pular, subir e descer 10x as escadas, pratique exercicios de respiração.
- Com preguiça? molhe com água fria nuca, punhos, pés e lave o rosto. Essa dica serve para quando está com sono também.
- Doente? Vá ao médico ou tire um dia de folga. Respeite o seu corpo.Você não é uma máquina
Parece que estamos vivendo na era da multitarefa. Temos que ser tão eficientes quanto nossos celulares, certo?
Não há maneira de contornar isso. Se você quer ser mais produtivo e parar de procrastinar, você precisa criar o hábito de planejar suas atividades diariamente, Concentre-se em uma atividade de cada vez e siga o método abaixo:
- Esclareça e classifique essas tarefas em 7 categorias:
- Faça imediatamente
- Projeto
- Comprometimento
- Esperando
- Próximas ações
- Faça algum dia
- Excluir
- Organize as tarefas na seguinte ordem: Próximas tarefas, Aguardando, Algum dia e Projetos
- Reflita e reclassifique as tarefas, além de verificar se surgiram novas
- Envolva as tarefas na ordem em que foram classificadas.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?