Agora voltando a falar das pessoas que sofrem desse mal de se acharem perseguidos, em situações comuns se sentem ameaçados sem razão e isso causa uma extrema angústia,excesso de preocupação e estão constantemente em busca de segurança.
O motivo desse post? Uma das minhas irmãs acha que até a Nasa está atrás dela, hahaha. Recentemente ela comprou um protetor de câmera de celular para que ninguém a veja quando estiver em off. Quando ela contou para nós. Todos nós caimos na gargalhada, inclusive ela, pois viu que exagerou.
Brincadeiras à parte, A mania de perseguição muitas vezes tem a ver com baixa auto-estima e baixa auto-confiança, quando pessoa começa a achar que todos estão olhando-a, comentando ou rindo dela,ou que estão a perseguindo, correndo atrás,etc.
Esse sentimento faz com que uma pessoa se sente excessivamente duvidosa e com medo dos outros. Esses sentimentos são muito intensos, dificultando a confiança nas pessoas.
A mania de perseguição ocorrem quando a paranóia se torna extrema. Os sentimentos paranóicos de uma pessoa tornam-se crenças fixas, mesmo quando são apresentadas evidências opostas.
Como ajudar alguém que sofre mania de perseguição
Sempre que minha irmã começa com essa linha de pensamento nós ouvimos, analisamos, interrompendo redirecionando a conversa sob outro ponto de vista.
Veja o que você pode fazer para ajudar:
- Ouvir. Embora possa ser difícil, ouvir a pessoa ajuda-a a sentir-se respeitada e compreendida.
- Evite contestar ou apoiar seus delírios . Quando os delírios de uma pessoa são contestados, eles ainda vão acreditar neles. Ao mesmo tempo, “jogar junto” com o delírio o reforça.
- Redirecione a situação. Em vez de lutar ou apoiar suas ilusões, compartilhe calmamente um ponto de vista diferente. Por exemplo, se alguém acredita que um carro estacionado o está espionando, mencione a possibilidade de que o motorista esteja fazendo compras em uma loja.
- Seja solidário. É importante ser solidário e imparcial, mesmo quando os delírios estão sob controle.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?