Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros - é a única."✌
Oi gente , fiquei feliz com os elogios em relação ao meu
bom gosto musical hahahaha, vocês não viram nada, tem que conhecer a minha lista de hinos😂😂😂. [Num próximo post, quem sabe?]
Mas hoje vou responder as perguntas que encheu a minha caixa de e-mails.
- Se eu tenho foto da época/O que levou eu a curtir rock/ o que meus pais pensavam a respeito/ se sofri preconceito por curtir rock/
- Como eu criei os meus filhos(na verdade, filhas)/ se essa é a igreja do véu/Se eu obriguei elas irem para a igreja/Se elas vão para a igreja depois que cresceram.
1.Não tenho mais fotos dessa época: fiz questão de não ter nada para recordar. Mas eu ficava mais ou menos igual essa ilustração hahaha.
Íamos e voltávamos de trem e metrô dos shows ou das viagens.
Na psicologia tem um termo que eu uso muito: fechar gestalt, ou seja: fechar ciclos, seja do que for,para não querer retornar a um estado que você superou. Isso serve para tudo: relacionamentos, obesidade, comportamento,qualquer coisa que você queira deixar no passado.
Quanto ao que me levou a curtir rock, acredito que temos uma certa influência das pessoas em que convivemos. Tenho uma tia que assistia Som Pop/Clip Trip e outras programas do tipo
ouvia a rádio 89,1 e a 97 fm MPB, cresci ouvindo Kiss, Bee Gees, me assustei quando vi aos 7 anos o vídeo da música do Pink Floyd[Another Brick In The Wall]onde as crianças viravam carne moida, maaas... amava o som da música, hahaha. E também uma outra tia que amava Roberto Carlos e música da jovem guarda, então sei todas as músicas de cor😂😂😂
e meus primos que ouviam som e tocava guitarra
ouviam também Som do tipo
The Human League, Janis Joplin,Black Sabbath, DIO, etc.
Tudo isso acontecendo e ainda ia na Reunião de Jovens e menores e no culto à noite com a minha avó.
Meus pais haviam se separado e eu ficava a maior parte do tempo com minha avó materna, então eles não opinavam muito.Minha mãe era um amor de pessoa e quando a gente não tinha dinheiro ela mesma arrumava pra gente sair e ela assinava as autorizações para mim e minha irmã mais velha pois naquela época meu pai não era presente, vim morar com ele aos 14 anos.Comecei ir a shows com 16 anos.
Na época, as pessoas tinha sim muito preconceito, muitos achavam que todos os roqueiros usavam drogas, que não prestavam, que eram vagabundos. Se existem pessoas que o fazem? Existem sim, mas cada ser humano é ímpar, não devemos generalizar... A ponto de a gente chegar numa cidade do Rio de Janeiro para acampar e estávamos numa praça, o prefeito mandou apagar as luzes da cidade para ninguém nos ver. Ou No vagão que a gente estava, mudavam para outro com medo dos cabeludos😂😂😂. A gente na época achava engraçado.
Na nossa turma todos trabalhavam tinha até professor de inglês, pessoas com cargo de chefia, mesmo jovens, professores, e a maioria estudantes!
A gente era só uma turma de 16 a 21 anos que curtia rock, fazíamos trilha, escalávamos montanhas, conhecíamos cavernas, praias bravas [como Boissucanga], muitas aventuras (num próximo post] .Íamos em shows, se reunia para ouvir som das bandas de garagem, e conversávamos muito.E essa tia e uma prima também ia conosco. Foi muito divertido.
2.Como eu criei os meus filhos(na verdade, filhas)/ se essa é a igreja do véu/Se eu obriguei elas irem para a igreja/Se elas vão para a igreja depois que cresceram.
Sim, é a igreja do véu. Só tenho filhas.
Vou tentar ser clara.Quando pequenas fiz como qualquer família faria: levei para reunião de jovens e menores , ensaios, visitas, cultos oficiais, etc.
Cresceram cantando 🎵Eu sou um cordeirinho, Jesus é o meu Pastor 🎵- do mesmo modo que uma família que tem um hábito de ir a rodeios- as criança cresce aprendendo a gostar de cavalos, porque é a referência dos pais.
Não adianta falar para um filho: não fume, fumando... porque o que você faz, fala mais alto do que suas palavras, porque os filhos imitam.
Educação
Criei minhas filhas com muita psicologia e ensinamentos do Senhor,com muito diálogos e sem bater. Bastava eu fechar a cara quando não concordava com algo e elas entendiam.
Ensinamos elas a respeitar limites através de regras claras do tipo: pode, não pode, não é tempo ainda, a falar baixo, não revidar ofensas, elas não falam palavrão, são caridosas, contribuem em tudo, são responsáveis e o mais importante: que podem confiar e contar tudo para mim.Somos amigas.
Mesmo que vão fazer algo que eu não concordo ou goste, pedem a minha opinião,E eu respeito a opinião delas e as faço pensar se é isso mesmo que querem.Se sim-ok.Se não, na dúvida diga não.
É óbvio que cometi erros, não sou perfeita, mas sempre quando eu as magoava pedia perdão, e quando elas reclamavam de alguma atitude minha que elas não gostavam eu dizia: filha perdoa a mãe, eu não sei tudo, preciso que me ajudem a te ajudar, para isso preciso conhecer mais os fatos.
As minhas filhas brincavam de cultinho, oravam,cantavam hinos,profetizavam, hahaha -iam a ensaios e o óbvio: andavam na doutrina que eu sigo: não cortava o cabelo delas e só usaram vestidos e saias- por um período- como eu [continuo na doutrina]e ouviam a palavra e concordavam com ela a ponto de me corrigir em algumas coisas.Enquanto pequenas eu as conduzia, mas quando crescem, não podemos cortar as asas, então orientei o vôo.
Cresceram sem tv em casa, não tenho até hoje por opção, acho que não agrega nenhum conteúdo de valor e não é por causa dos meus pais, porque eles tinham,já pensava assim antes mesmo de me batizar[já fui noveleira quando morava na casa da minha vó e não gosto nada que me prenda do tipo:séries, novelas, etc, isso me deixa ansiosa], mas desenvolveram o hábito da leitura- o que fez com que elas fossem ótimas em interpretação de texto, criatividade e escrever sem erros de português.
Escola- Todas com 4-5 anos sabiam ler e escrever- eu mesma ensinei.Foram para a escola com algum indício de alfabetização. Todas elas foram ótimas alunas e só tiravam 10.
Pré adolescência-
Quando chegou a adolescência, como sempre fui aberta a diálogos, manifestaram o desejo de usar calças compridas e maquiagem e achararm que eu ia impedir.
É importante para você? Cada um no seu tempo disse que sim.Então eu disse: é importante para mim.E começaram a usar.Me agradeceram por compreendê-las.
Aproveitando o gancho, na época[ eu costurava para elas e para toda a irmandade e também para empresas e eventos sociais], percebendo que sempre ficavam tristinhas para ir à igreja eu disse:
-Filhas, vocês estão crescendo, e sou eu que faço a maioria de roupas, mesmo que a mãe veja a tendência de roupas nas revistas e o que está usando na igreja, eu não conheço o gosto de vocês. -Uma olha para a outra não acreditando no que estavam ouvindo.
-Sério, eu dou autoridade para vocês 3 ir lá no guarda roupa e jogar pra fora tudo que não querem usar.
Meia hora depois... pasmem: quase todo o guarda roupa para doação😂😂😂
Mantive a calma, peguei o caderno e entrevistei cada uma delas para saber o tipo de roupa que queriam usar.
Daí saiu o estilo de cada uma delas e uma mãe costurando para as filhas até as 03 da madrugada todos os dias para repor.Aprendi a costurar exatamente por elas, eu fazia roupas tipo Lilica r
Ripilica que era muito caaaaro!Fazendo, conseguia vestir as 3.
Internet -Então surge a era da internet. E era caro ir direto nas lan houses para realizar os trabalhos escolares para 4, pois minha irmã também estudava.
Compramos computador, impressora e agregados.E sempre dava pau no computador, porque abriam qualquer arquivo, hahahaha.
E foi assim que aprendi tudo sobre software e hardware.
Nesse período eram livres para verem o que quiserem cada uma ficava 01 hora(eu disse a elas que eu era mais boazinha que Bill Gates que deixava seus filhos apenas 30 minutos no pc. E é verdade isso)
Como estavam sempre vendo desenho e seriados musicais infantis, apresentei para elas conhecerem músicas da minha infância do tipo: Trem da alegria, Balão Mágico e desenhos do tipo Thunder Cats, Caverna do Dragão, Scoob-doo. Elas gostaram muito.
Cinema- Certo dia despertou o interesse nelas de ir ao cinema: Minha vizinha disse: eu levo, sei que você não vai em cinema.
Eu agradeci e disse: Mudei de profissão para acompanhar desde o primeiro dentinho,o primeiro passinho... agora estão crescendo, não perco esse momento por nada!
E lá vamos com as 3 assistir -Deu a louca na chapeuzinho😂😂😂 Com direito a pipoca e tudo!E pensando assim fomos ao Playcenter, Hopi hári, etc. O que eu ganhei com isso? A confiança delas. De modo que elas também me incluem em suas viagens e seus passeios.
Estilo musical E começaram a escutar música sendo influenciada pelo gosto musical da minha irmã Arianne, então interferi.
Me explico: minha irmã tem um péssimo gosto musical, e não trata de ser eclética não, é tipo sofrência mesmo ou gosta de músicas de cantores de um hit só, ou seja ela gosta de um hit de cada cantor, ela não tem uma preferência, só ouve o que faz sucesso, seja o que for .
Música de corno manso e por aí vaí- não vou citar quais- porque todos tem direito e liberdade de expressão-
mas a gente zoa ela assim como ela zoa a gente e até ela cai na gargalhada e se ela está no carro dela, ela aumenta o volume e diz: não quer ouvir? Tampe os ouvidos😂😂😂.
Voltando...Disse para minhas filhas: Já que vão ouvir música, senta aqui que eu vou te apresentar músicas de qualidade e depois de ouvir variedades, ai vocês definem cada um seu gênero musical. Apresentei para elas variedades:
✌MPB do tipo: Djavan, Alceu Valença (amaram a música Anunciação e se espantaram que era dele, assim como músicas que elas conheciam do Jota Quest e outros cantores eram regravadas do Skank/Roberto Carlos e outros)
, Toquinho,Caetano, Gilberto Gil, Guilherme Arantes,Suzi4 etc
✌ Bandas brasileiras como Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Yahoo, Ultraje a rigor, Paralamas do sucesso, Skank, Ira, , Roupa Nova, RPM, Barão Vermelho/Cazuza,Made in Brazil,Raimundos,Violeta de Outono, etc
✌E bandas estrangeiras como Bon Jovi,Europe,Rod Stewart, Whitesnake,Deep Purple, Metallica,AEROSMITH, etc E disse : antes de definir o que gosta, vão ouvindo e respeitem o seu gosto musical.Sempre respeitei a personalidade de cada uma, pois são diferentes.
✌Ai elas me apresentaram alguns sons que eu conhecia/ não conhecia:
Alguns exemplos que curtiram na época.:
Aline: Bon Jovi, RBD, NX Zero, Jota quest, Beyoncé,etc
Amanda: Fresno, Drive, Restart,Justin Bieber, Demi Lovato, etc
Samantha: Justin Bieber, Los hermanos, Fresno, Selena Gomes,Demi Lovato, Miley Cyrus etc
✌Atualmente mudaram seus gostos musicais.
Das minhas 3 filhas só a mais velha batizou e é auxiliar de jovens e menores e anda conforme a doutrina. As outras duas são testemunhadas e de vez em quando congregam.
Mas as 3 são boas filhas, obedientes e amo igualmente.Das 3 só a do meio é casada.
Como obter um bom relacionamento com os filhos?
O primeiro passo é definir regras claras e monitorá-las. Não adianta criar e não cobrar, não acompanhar ou ficar mudando em pode ou não pode.
Em casa tinha regras:o que podia nem precisava de autorização, o que não podia elas nem pediam, pois já sabia que não podia,
o negociável era conversado, e tinha também o sim, mas não agora porque não é tempo, ou sua irmã mais velha pode e você ainda não e explicava o motivo.
Todos tinham responsabilidades.A menor tirava o lixo de toda a casa.
É muito importante conscientizar que todos são responsáveis pelo bem estar da família.
E isso tem que ser falado, refalado, relembrado... não guardam de primeira.
Evite reações emocionais.
As emoções podem atrapalhar uma boa tomada de decisão. Por exemplo, reagir com raiva pode arruinar sua conduta, mostre aos seus filhos como controlar suas próprias emoções reagindo calmamente a situações tensas e faça o falar sem gritar calmamente.Aprenda a ouvir e não fale e nem tire conclusões precipitadamente.
Explique suas decisões.
Se você der um tempo limite a uma criança , sempre explique o motivo. Fale sobre o que seu filho fez para quebrar as regras e como ele precisa de tempo para se acalmar e pensar em boas maneiras.
Admita seus erros.
Ninguém é perfeito. Quando você agir de forma contrária à forma como gostaria que seus filhos agissem, admita seu erro. Se você interrompê-los enquanto eles estão falando, peça desculpas e deixe-os continuar. Lembre-se de que seus filhos também são pessoas, nunca os trate como mini adultos e nem os vista como tal. Trate-os como gostaria de ser tratado.Simples assim.
😉
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?