#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Inteligência emocional- Como melhorar sua inteligência











Oi gente, tudo bem? 
A primeira vez que eu ouvi falar de inteligência Emocional foi com Augusto Cury.

Augusto Cury é um psicólogo e psiquiatra  que reafirma o valor dos professores.

Os professores compartilham a responsabilidade de educar a inteligência e a criatividade de seus alunos. 


Diante disso, Cury criou a Escola da Inteligência, a partir de sua Teoria da Inteligência Multifocal, para tornar os jovens protagonistas de suas próprias histórias, porque segundo ele, se não soubermos lidar com as nossos emoções seremos prisioneiro delas.


 
O que isso  realmente significa?

Todos nós temos personalidades diferentes, desejos e necessidades diferentes e maneiras diferentes de mostrar nossas emoções. Navegar por tudo isso requer tato e inteligência – especialmente se esperamos ter sucesso na vida. É aqui que a inteligência emocional se torna importante.




Aprender a perdoar, a amar, a dar valor às pequenas coisas,valorizaros pquenos gestos de amor, observar a natureza, o canto dos pássaros, o sol nascer, o sorriso de uma criança, etc



Em um dos seus livros Augusto Cury o analisa como Cristo com o objetivo de comprreender porque nas faculdades não envolve a espiritialide/fé - diz que deixou de ser ateu científico e passou a ser cristão sem fronteiras.  

E um ponto interessante de  seus livros Ele diz que Cristo apesar de ter todos os motivos para estar deprimido e ansioso, estava feliz, livre e seguro porque controlava a sua emoção e ficava firme no seu propósito.

E disse também que todos os seus discípulos analisados por ele através da psicologia era, pessoas transparentes que demonstravam suas emoções  menos Judas
Iscariotes(Iscariotes significa assassino).





E disse que Judas , era seguidor da lei e tesoureiro e sem dúvida o mais instruido de todos. Entregou Jesus não porque não o amava, mas porque desconfiava dele,e tinha medo de deixar de seguir a lei.




Isso prova que os líderes não são feitos apenas de conhecimento técnico. 

A inteligência emocional é muito importante para um bom desempenho em qualquer área, para  gerenciar melhor suas emoções e encontrar o equilíbrio necessário para enfrentar os desafios profissionais .





INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

 É um fator chave para o sucesso profissional no ambiente de alto estresse atual. Precisamos  Ter sensibilidade , maturidade  e competência emocional  motivam os indivíduos a maximizar a produtividade, gerenciar mudanças e resolver conflitos, controlar a raiva, desenvolver alta auto-estima e empatia com os outros.






Segundo Cury , as escolas de hoje estão, em geral, reprovadas. As crianças e adolescentes de hoje são constantemente bombardeados por um excesso de informações. Além do mais, eles realmente não sabem o que fazer com as informações que recebem. 

Esse bombardeio constante os força a exercer uma enorme quantidade de esforço e energia. Como resultado, os alunos não conseguem aprender.

“Não existem jovens difíceis, mas sim educação inadequada.”

– Augusto Cury –




Afinal o que é Inteligência Emocional?

Em poucas palavras é gerenciar suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. saber o que está sentindo e como lidar com isso,é essencial para o sucesso. 




A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer suas emoções, entender o que elas estão lhe dizendo e perceber como suas emoções afetam as pessoas ao seu redor. Também envolve sua percepção dos outros: quando você entende como eles se sentem, isso permite que você gerencie os relacionamentos de forma mais eficaz.

“A capacidade de se colocar no lugar do outro para perceber as dores e necessidades dos outros e ter a capacidade de transformar crises em oportunidades construtivas.”

– Augusto Cury –


Afinal, quem tem mais probabilidade de ter sucesso – um líder que grita com sua equipe quando está sob estresse ou um líder que permanece no controle e avalia a situação com calma?



De acordo com Daniel Goleman , um psicólogo americano que ajudou a popularizar a inteligência emocional, existem cinco elementos-chave para isso:
👉Autoconsciência e Auto-regulação.Motivação.

👉Gerenciamento das emoções e desenvolvimento da inteligência;
👉Melhoria do rendimento escolar e do aprendizado;
👉Habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos;
Postura empreendedora e criativa;
👉Aumento da qualidade de vida dos professores, da família e dos alunos.






Como melhorar sua inteligência emocional

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser aprendida e desenvolvida. e melhorar suas habilidades nas cinco áreas acima, use estas estratégias:
👉Observe como você reage às pessoas. Você se apressa em julgar antes de conhecer todos os fatos? Você estereotipa? Olhe honestamente para como você pensa e interage com outras pessoas. Tente se colocar no lugar deles , e ser mais aberto e aceitar suas perspectivas e necessidades.
👉Olhe para o seu ambiente de trabalho. Você busca atenção para suas realizações? A humildade pode ser uma qualidade maravilhosa, e isso não significa que você seja tímido ou não tenha autoconfiança. Quando você pratica a humildade, você diz que sabe o que fez e pode estar tranquilamente confiante sobre isso. Dê aos outros uma chance de brilhar – coloque o foco neles e não se preocupe muito em receber elogios para si mesmo.
👉Faça uma autoavaliação.  Quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não é perfeito e que poderia trabalhar em algumas áreas para se tornar uma pessoa melhor? Tenha a coragem de olhar para si mesmo honestamente – isso pode mudar sua vida.
👉Examine como você reage a situações estressantes. 
  • Você fica chateado toda vez que há um atraso ou algo não acontece da maneira que você deseja? 
  • Você culpa os outros ou fica com raiva deles, mesmo quando não é culpa deles? A capacidade de manter a calma e o controle em situações difíceis é altamente valorizada – no mundo dos negócios e fora dele.
  •  Mantenha suas emoções sob controle quando as coisas derem errado.
  • Tomar responsabilidade por suas ações. Se você feriu os sentimentos de alguém, peça desculpas diretamente – não ignore o que você fez ou evite a pessoa. As pessoas geralmente estão mais dispostas a perdoar e esquecer se você fizer uma tentativa honesta de consertar as coisas.
👉Examine como suas ações afetarão os outros – antes de tomar essas ações. Se sua decisão afetará os outros, coloque-se no lugar deles. 
  • Como eles se sentirão se você fizer isso? Você gostaria dessa experiência? Se você deve agir, como pode ajudar os outros a lidar com os efeitos?

As empresas hoje em dia também avaliam inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma consciência de suas ações e sentimentos – e como eles afetam aqueles ao seu redor. Isso também significa que você valoriza os outros, ouve seus desejos e necessidades e é capaz de simpatizar ou se identificar com eles em muitos níveis diferentes.






Administrar a emoção é ser livre no único lugar em que não podemos ser prisioneiros: dentro de nós mesmos.

Postar um comentário

0 Comentários