Como chego a um estado de perdão?
- O perdão é um compromisso com um processo personalizado de mudança. Para passar do sofrimento ao perdão, você precisa reconhecer o valor do perdão e como ele pode melhorar sua vida, identificar quem precisa ser perdoado e para quê, conhecer os danos causados a você e como elas afetam seu comportamento e trabalhar para liberá-las.
O perdão pode ser desafiador, especialmente se a pessoa que o magoou não admitir que está errado. Para perdoar alguém, muitas vezes precisamos praticar empatia e mudar o nosso ponto de vista para o da outra pessoa, ou seja: ver com os olhos dela.
Se o evento doloroso envolveu alguém cujo relacionamento você valoriza seja amoroso, de amizade ou familiar, o perdão pode não levar à reconciliação, mas te trará paz.
E se a pessoa que estou perdoando não mudar?
Tem gente que perdoa e espera que as pessoas mudem seu comportamento depois disso. Isso raramente acontece porque o objetivo do perdão é se libertar da mágoa e não transformar o comportamento de outra pessoa.
Pense no perdão mais sobre como ele pode mudar sua vida – trazendo paz, felicidade e cura emocional e espiritual. O perdão pode tirar o poder que a outra pessoa continua a exercer em sua vida.
E se for eu quem precisa de perdão?
O primeiro passo é avaliar e reconhecer os erros que você fez e como eles afetaram os outros. E peça perdão – sem dar desculpas.
Lembre-se, no entanto, você não pode forçar alguém a perdoá-lo. Aconteça o que acontecer, comprometa-se a tratar os outros com compaixão, empatia e respeito.
Para refletir:
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?