#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Resumo sobre o livro Ansiedade- Augusto Cury





Terminei de ler o livro de Augusto Cury, "Ansiedade", onde ele intitula as causas do grande "mal do século", além de obter insights valiosos sobre como combater essa ansiedade Num mundo cada vez mais agitado difícil de conciliar todas as nossas obrigações sem ansiedade;explicando de forma clara e objetiva a Síndrome do Pensamento Acelerado (STA).



De acordo com o autor:

"Pensar é bom, mas pensar demais é uma bomba que acaba com o prazer de viver e nos traz a reflexão de que desacelerar nossos pensamentos e saber administrar nossa mente é fundamental para uma vida mais saudável.





Uma descoberta alarmante é que 20% da população mundial sofrerá algum dia de depressão e que 80% de todos nós sofremos da Síndrome do Pensamento Acelerado. Com base nesses dados, Cury aborda vários outros aspectos do nosso subconsciente .



Cury afirma que nossa memória registra tudo automaticamente, não filtrando o que é bom ou o que é ruim. Nosso cérebro simplesmente armazena tudo o que é passado para ele. Este fenômeno é conhecido como AMR (Automatic Memory Recording).

O suporte para todas as nossas decisões:

é realmente estruturar o pensamento, organizar o cotidiano para sobrar tempo para que possamos viver e não somente trabalhar e nem ficar demasiadamente acelerado e ansioso.



Visão geral: o gatilho de memória

Por meio de estímulos externos, o gatilho da memória acessa o que já foi vivenciado por nós. é o que associa o ambiente em que estamos imersos em nosso subconsciente. É ativado quando entramos em contato com os mais diversos tipos de estímulos, como estímulos luminosos, sonoros, táteis, gustativos e olfativos.

Esse gatilho tem um papel muito importante porque é através dele que podemos aprender e nos relacionar e evitar efeitos nocivos como síndromes, vícios e outros tipos de doenças psíquicas.

Visão geral: janelas de memória


Nos computadores, existem memórias digitais, às quais os usuários têm acesso. Na memória humana, isso não é diferente. Temos acesso a áreas específicas da memória, que é denominada por Augusto Cury como janelas de memória.

O acesso às janelas de memória ocorre por meio da leitura e construção de informações. Cada uma dessas janelas é responsável por determinados tipos exclusivos de informações .


Janelas neutras

Correspondem a mais de 90% das áreas de memória, as informações aqui contidas tratam de assuntos cotidianos, como números, informações escolares, endereços, telefones e conhecimentos profissionais.

Janelas Assassinas

Correspondem a áreas da memória que contêm informações que remetem a momentos angustiantes, tensos, depressivos, compulsivos ou fóbicos que faz  abrir mão de sua liberdade e de as pessoas serem prisioneiras de si mesmas.

Janelas claras

Correspondem a todas as áreas da memória que contêm prazer e tranquilidade.

São Janelas de luz “iluminam”   a capacidade de pensar antes de agir, empatia, resiliência, criatividade, raciocínio complexo, encorajamento, determinação, persistência e gerenciamento de pensamentos.

Visão geral: O Eu e o autofluxo

O Self, como coloca Augusto Cury, pode ser considerado o centro da personalidade humana, é o que comanda a psique, o desejo consciente, a capacidade e a autodeterminação.

A definição do Self em "Ansiedade" é extremamente ampla, pois é responsável por mais de 25 papéis vitais.


Visão Geral: A Síndrome do Pensamento Acelerado

Nunca vivemos em uma sociedade tão cheia de excessos. Somos bombardeados todos os dias por uma quantidade desenfreada de informações, trabalhos e coleções.

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SAT) como descreve Augusto Cury surge devido
 à enorme quantidade de pensamentos processados ​​em nosso cérebro onde surge problemas como dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, prazeres da vida, falta de foco , insônia e preocupação antecipada.

Quais são os níveis de ATS?

Cury diz que o ATS pode ser dividido em 6 etapas:

O primeiro nível: trata-se de viver distraído, sempre esquecendo uma coisa ou outra;
O segundo nível: é aquele tipo de pessoa que não "curte a trajetória". Esse tipo de pessoa só pensa no futuro e não aproveita as coisas boas do presente;
O terceiro nível: trata-se de cultivar o tédio. Nesta fase, os problemas tornam-se desinteressantes e mais evidentes;
O quarto nível: trata-se de não apoiar pessoas lentas. As pessoas neste grau de ATS não podem ensinar mais de duas ou três vezes porque são muito impacientes;
O quinto nível: nesta fase a pessoa começa a planejar as férias com bastante antecedência. São pessoas que estão sempre cansadas e pensando em futuros momentos de lazer;
O sexto nível: são pessoas cujo objetivo é a aposentadoria . Esses indivíduos aguardam ansiosamente para não precisar mais trabalhar.



O primeiro ponto abordado pelo livro “Ansiedade” é o envelhecimento precoce da emoção. As pessoas com ATS têm uma insatisfação crônica, ficam impacientes quando alguém discorda de suas opiniões, não têm foco e não conseguem aproveitar o presente.

Atrasar a maturidade emocional é outro sintoma recorrente. Caracteriza-se quando a idade biológica não coincide com a idade mental e emocional.

a Síndrome do Pensamento Acelerado

O objetivo:
  •  Capacitar o Ser para ser o escritor de sua própria história
  • Não ser escravo de seus pensamentos. É fundamental ter pensamento livre;
  • Saber administrar o sofrimento antecipado e a ansiedade. 
  • Viver o momento presente é crucial para uma vida mais feliz;
  • Fazer a higiene mental através da técnica DCD (duvidar, criticar e decidir);
  • Reciclar crenças antigas, ou seja, encontrar o que não acreditamos mais e descartá-los imediatamente;
  • Não apenas retenção de informações. Aprenda a filtrar o que realmente agrega valor ;
  • Não trabalhe demais;
  • Dê mais importância à sua qualidade de vida. Pense mais em você.







 Augusto Cury

Augusto Cury é psiquiatra, cientista e escritor. Autor de vários livros, considerado um dos autores brasileiros mais influentes dos anos 2000, vendendo mais de 25 milhões de livros em todo o mundo.

Postar um comentário

0 Comentários