#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Um olhar mais profundo sobre sentir-se insignificante




Todos nós temos momentos em que por mais que você faça, sente aquela onda de insignificância que vem a você como um tsunami, deixando-o com uma dignidade esmagadora,parece que falta algo que valide o seu valor.


Precisamos de uma dose de humildade de vez em quando. E se nossa humildade serve para trazer apreciação e uma perspectiva mais ampla de nosso lugar no universo, sentir-se pequeno   é saudável.


Enquanto isso está acontecendo, o sentimento é de ser  completamente vulnerável. Mas depois que passa, geralmente dá para identificar alguns gatilhos. 



Sentimentos de inutilidade podem ser causados ​​por vários fatores diferentes como na infância, quando somos filhos de pais ausentes[nos autoquestionamos] ou perfeccionistas [somos questionados] e  em ambos os casos nossos valores são cobrados.





 "Tempos difíceis não duram para sempre, mas pessoas fortes duram." ~Robert Schuller




 

Lidando com sentimentos de inutilidade

Aqui estão algumas ideias que podem ajudar aqueles que sofrem de sentimentos de inutilidade:

  1. Seja gentil consigo mesmo Pense em como você fala consigo mesmo. Você trataria um bom amigo da mesma maneira que trata a si mesmo? Com demasiada frequência, somos brutalmente duros conosco mesmos e deixamos de estender o amor que damos aos outros a nós mesmos. Seja gentil consigo mesmo. Ao eliminar a conversa interna negativa , você acalma aquele crítico interno irritante que é tão rápido em julgar.
  2. Não se compare . Se compararmos com os outros traz uma luz negativa. Em vez de nos julgar pelos padrões dos outros, devemos aprender a ser gratos por tudo o que temos — e somos. Somos dignos, independentemente do que possuímos ou conquistamos. 
  3. Esteja atento ao contexto de suas emoções Muitas vezes, os sentimentos de insignificância e inutilidade estão ligado às circunstâncias em que você sente sua autoestima cair, como por exemplo: ouvir criticas de  outras pessoas ou suas próprias.Fique atento e observe o que mina a sua confiança.
  4. Pratique o perdão – e isso inclui para si mesmo. Muitas vezes carregamos uma culpa desnecessária e tóxica por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, muitas delas imaginárias. Praticar o perdão é uma maneira eficaz de colocar esses sentimentos de lado.
  5. Considere ajudar os outros. Ajudar os outros pode dissolver alguns sentimentos de inutilidade, promovendo uma sensação de realização. E não dependa dos outros para validar seu trabalho, apenas faça sem se preocupar se vão agir à altura.

Exemplo: recentemente recebi uma crítica:

 "Você perde tempo fazendo o que faz- não respondem, nem  visualizam e nem estão a fim de melhorias no trabalho que são de responsabilidade deles!"

E sabe que eu respondi?
Com uma metáfora que eu amooooo.


“Certa vez, uma linda floresta começou a pegar fogo. Os animais, assustados, começaram a correr, fugindo desesperadamente da bela floresta. Mas um deles, um passarinho, corajosamente decidiu fazer alguma coisa para impedir o ímpeto das chamas: ele pegava um pouco de água pelo bico e jogava água nas chamas, na tentativa de apagar o fogo. Os outros animais lhe diziam que seria impossível que ele conseguisse apagar o fogo sozinho, já que o elefante que podia fazer com a sua tromba, não fez, a girafa também nao e nem outros animais mais fortes, mais rápidos e ágeis... Mas o passarinho não hesitou em responder: ‘Não importa. Estou fazendo a minha parte’.
 Exatamente isso,  posso não apagar o fogo da floresta, mas se eu conseguir ajudar uma mera florzinha, já estarei fazendo a minha parte...

Voltando...Sentimentos crônicos de inutilidade e insignificância podem ser um sinal de depressão. 

Existem muitos tipos de terapia que podem ajudar, busque ajuda.

Postar um comentário

0 Comentários