Respondendo a T.P.S.I.desanimada. lembrando que se trata de uma opinião minha,um psicólogo pode ser uma ajuda mais profissional.
Às vezes, quanto mais você faz pelas pessoas sem reclamar, mais elas esperam que você faça. E eles podem esquecer de apreciar tudo o que você faz por eles e não te valorizar.
Por isso, pode ser útil dizer "não" às vezes. Isso pode lembrar as pessoas de não dar como certo que você sempre estará disposto e disponível para contribuir.
Dizer "não" às vezes também pode ser bom para você, Recusar um pedido de favor pode ser difícil se você está acostumado a sempre dizer "sim". Mas fazer isso lembra a você (e aos outros) que você não precisa fazer nada que não queira e que sua ajuda voluntária seja porque te traz alegria.Se não trouxer, não faz sentido.
Também pode haver momentos em que você decida estabelecer limites. Por exemplo,você se ofereceu para cuidar do seu primo gratuitamente. Mas o combinado era Das 8:00 as 12:00. Mas por diversas vezes sua tia foi buscar só a noite. Diga pra cumprir o combinado mesmo que ela esteja pagando.É um direito seu e dever dela.
Quanto ao seu questionamento de que ela ganha muito e que ela deveria fazer algo por você como pagar a sua faculdade já que você olha seu primo de graça, infelizmente as coisas não funcionam assim.
Fazer algo esperando retorno ,não é caridade visando interesse, além de se frustrar, é quase impossível acontecer, porque dificilmente as pessoas enxergam que precisam retribuir o favor[ na verdade não precisam, mas podem mostrar gratidão sem necessariamente retribuir] melhor coisa que você pode fazer, é não esperar nada de ninguém.
Existe um versículo na biblia que diz:
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
O que isso quer dizer?
Você faz o bem hoje, um dia ele torna para você, talvez não daquela pessoa que você ajudou , mas de outra pessoa.
Lamento dizer, mas sua tia não te deve nada mesmo que ganhe um salário alto.Mesmo que ela te oferecesse um emprego, ela iria te falar quanto estaria disposta a pagar e você analisaria se é o que gostaria de receber e a você caberia aceitar ou não a oferta.
Você se ofereceu a ajudar gratuitamente.E ela pode estar agradecida orando por você ou agradecendo a ELE por ter colocado você no caminho dela sem você saber e sem envolver dinheiro. E cá entre nós se tudo for resolvido com dinheiro, estamos sendo comprados ou estamos se vendendo.
salários devem ser definidos quando estamos sendo contratados, nada tem a ver com aquilo com que nos oferecemos ajudar o outro.Fazer isso é a mesma coisa de dar ajuda a um necessitado e dizer a ele: quando você arrumar emprego você me devolve😂😂😂. Agir assim não é caridade.
Se você não quiser mais olhar o seu primo, desfaça o compromisso, mas dê tempo a ela para arrumar uma outra pessoa. Ou seja franca, que agora quer receber pelos tais serviços.
Ela trilhou o caminho das pedras e prosperou.Você também pode prosperar. Basta querer pagar o preço.
Seja o que for que cada um de nós extraia de nosso trabalho, pode não haver nada mais precioso do que o sentimento de que realmente importamos – que contribuímos com um valor único para o todo e que somos reconhecidos por isso.
Sentir-se valorizado nos faz sentir seguros, que é o que nos liberta para fazer nosso melhor trabalho. Também é energizante. Quando nosso valor parece estar em risco, como muitas vezes acontece, drena e desvia nossa energia da criação de valor.
10 coisas para fazer quando você se sente desvalorizado
1.Diga "não" com mais frequência
Simplesmente porque é impossível agradar todas as pessoas!Nem Jesus agradou a todos.
Além disso, não temos o tempo necessário para tudo. Por isso se sobrecarregar significa perder noites de sonos e ainda não conseguir fazer tudo.
Se você costuma dizer sim comece a se preocupar com o que você está fazendo e quais são as suas prioridades.E se conseguirá cumprir com tudo o que se compromete, pois a partir do momento que disser sim, as pessoas cobrarão.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?