A aceitação na psicologia humana é o consentimento de uma pessoa à realidade de uma situação, reconhecendo um processo ou condição (muitas vezes uma situação negativa ou desconfortável) sem tentar mudá-la ou protestar contra ela . O conceito tem um significado próximo de aquiescência, derivado do latim acquiēscere (encontrar descanso).
Qual é o significado profundo da aceitação?
Define Aceitação como Disposição para tolerar uma situação difícil . A parte importante a focar é que a aceitação é um ato voluntário. Em outras palavras, é uma escolha.
Como praticar a aceitação
Preste atenção aos sinais internos. Observe quando você se concentra em como algo ou alguém deveria ou não deveria ser, ou em como as coisas são injustas. Observe como isso se sente emocionalmente e como se sente fisicamente dentro de seu corpo.
Desenvolva a linguagem da aceitação. Afaste-se de pensar em termos do que os outros deveriam ou não fazer ou como as coisas deveriam ser justas. Tenha frases prontas ou declarações de enfrentamento para ajudá-lo a se desvencilhar dessa luta interna. “Aqui está o que aconteceu e aqui está o que posso ou não fazer.”
Deixe seu corpo ajudá-lo relaxando os músculos tensos e relaxando fisicamente enquanto você medita sobre algo que está tendo dificuldade em aceitar. Comece com pequenas coisas que não o incomodam muito. Tente inspirar aceitação e expirar resistência.
Repita essas etapas se perceber que está ficando excessivamente crítico, insatisfeito ou julgando pessoas, lugares e situações. Preste atenção ao seu estado emocional que acompanha isso, talvez mau humor, ansiedade ou tristeza profunda. Observe também onde você sente isso em seu corpo. Pratique a respiração e o relaxamento e trabalhe para ajustar o pensamento inútil que o mantém preso.
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?