Ouvir é uma habilidade importante em todas as áreas da vida, esteja você apoiando um ente querido em problemas de saúde, lidando com colegas ou em relacionamentos familiares. Mas a maioria de nós não é tão boa em ouvir quanto gostaríamos de pensar.
Ouvir é uma das habilidades mais importantes que você pode ter. O quão bem você ouve tem um grande impacto na eficácia do seu trabalho e na qualidade de seus relacionamentos com outras pessoas.
Por exemplo:
- Nós ouvimos para obter informações.
- Escutamos para entender.
- Escutamos por prazer.
- Escutamos para aprender.
Você conhece o sentimento. Você está conversando com alguém e pode dizer, pela linguagem corporal e pelo olhar distante, que a pessoa não está realmente ouvindo você.
Você percebe que eles estão mais interessados em um público do que em uma conversa, então eles estão simplesmente esperando que você pare de falar para que eles possam falar.
Ouvir distraído pode não ser tão perigoso quanto dirigir distraído, mas é um grande problema. Nossos celulares estão constantemente atraindo nossa atenção, puxando nossos cérebros para fora do momento.
Ouvir, bem feito, é um ato de empatia. Você está tentando ver o mundo através dos olhos de outra pessoa e entender suas emoções. Isso não vai acontecer se você estiver julgando a outra pessoa enquanto ela fala
Nem sempre é fácil, mas ouvir e dar apoio pode ser muito mais gratificante do que dizer a alguém o que deve fazer.
Geralmente as pessoas ouvem para responder e não para compreender. Ou seja ouvem mas não escutam realmente por falta de interesse no que está sendo dito.
Quando um ente querido tem problemas de saúde, é provável que ele queira lhe dizer como está se sentindo e desabafar, em vez de receber muitos conselhos sobre o que deveria fazer.
Também em outras áreas da vida, a maioria das pessoas prefere encontrar suas próprias soluções.
Se você realmente precisa compartilhar sua solução brilhante, pergunte primeiro se eles querem ouvi-la , porque muitas vezes só gastamos saliva, pessoas nem se importam.
Velhos hábitos são difíceis de quebrar, então você precisará fazer um esforço consciente para se tornar um ouvinte ativo.
Agora, última pergunta: se alguém perguntasse a todos em seu círculo de família, amigos e colegas quem é o melhor ouvinte que eles conhecem,quem seria?
Isso é “escuta ativa”. Tem três aspectos :
- Cognitivo : prestar atenção a todas as informações, tanto explícitas quanto implícitas, que você está recebendo da outra pessoa, compreendendo e integrando essas informações
- Emocional : manter-se calmo e compassivo durante a conversa, incluindo o gerenciamento de quaisquer reações emocionais (aborrecimento, tédio) que você possa experimentar
- Comportamental : transmitir interesse e compreensão verbalmente e não verbalmente
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?