Hoje participei de uma temática em que deveríamos descrever quais livros marcaram nossas vidas e era para escrever os que vinha na nossa mente, rapidamente. Então nasceu esse post.
Desde que eu me conheço por gente eu amo ler.
Uma das coisas mais legais que me faz amar ler é o fato de que entramos dentro da história, existem livros ruins é claro, mas quando o livro é bom, você sente que o livro está te lendo e não você lendo ele. E esse hábito te faz conhecer lugares novos – fictícios ou não – e acreditar que é real. É uma viagem sem gastar dinheiro algum!.
Vou relatar os que vieram à tona, é óbvio que na hora não me lembrei dos que mais gostei, mas essa era a proposta: pois o que costuma ficar nas nossas janelas da memória, são os que de certa forma impactaram as nossas vidas.
Assim que uma pergunta era feita, era para anotar os livros que vinha na mente. Rimos muito porque a maioria gritava os mesmos😂😂😂
☝Que livro você mais leu na vida por causa dos seus pais?
Unanimente todos responderam:
- A Bíblia!
☝Qual coleção que marcou a sua infância?
Clássicos da literatura infantil e também
Fábulas de Esopo e por ai vai...☝Qual coleção que marcou o seu período infanto juvenil?
De novo unânime: A série vagalume! E também gibis
os professores passavam como atividade e tínhamos que preencher o encarte que vinha nele. E era a nossa complementar à avaliação.
Um livro que marcou a minha infância foi a Mina de Ouro -de Maria José Dupré, eu era pequena, tinha uns 9 anos- eu viajei com aquela história, me senti junto deles- suas alegrias, seus medos..suas aventuras e até hoje me lembro do nome do cachorrinho... Simba!
E também outro livro que viajei na história e não esqueço...
Dom Quixote De La mancha hahaha de– Miguel de Cervantes
Quando eu era criança, eu já lia muito. Li praticamente todos clássicos infantis [ O que me tocava era a do Patinho feio, sofria muito com ele e me debulhava em lágrimas], sentia na pele sua dor.
Sem falar dos gibis...lia de toda a turminha da Mônica, os almanaques do Tio Patinhas e não deixava passar nem os almanaques do Fantasma hahaha. Meu pai tinha uma mala de gibis e eu quando vinha na sua casa (eu morava com minha avó) , já imaginou né? Não saia de perto dessa mala hahaha.
Essa era a parte preferida das minhas férias.
Bons tempos.
☝Na pré adolêscência os livros que todos na época leram:
A coleção Para gostar de ler
O Pequeno príncipe-Antoine de Saint-Exupéry
O Planeta lilás- ZiraldO
Feliz Ano Velho Marcelo Rubens Paiva
Bleckaute- Marcelo Rubens Paiva
Fernão Capelo Gaivota- Richard Bach
O menino do Engenho- José Lins do Rego
Contos da Taberna- Arthur C Clark
Memórias Póstumas de Brás Cubas
O apanhador do campo de centeio, Capitães de Areia- Jorge Amado
O alienista, morte e vida severina, A volta ao mundo em 80 dias, etc...
São muitos, depois farei um post especial sobre o tema.
☝Na adolescência, os livros como Eu Cristiane F e diário de Anne Frank eram os polêmicos da época que viraram até filme.
Outros ...Sem falar dos romances e livros de poesia! Todo mundo da época lia Sabrina, Júlia , Bianca, as Brumas de Avalon, Livros de Paulo Coelho, Sidney Sheldon...
☝Durante a faculdade os livros mais lidos foram: Complexo de cinderela, Síndrome de Peter Pan, a Arte da Guerra, O monge e o executivo, Porque tenho medo de mostrar quem sou?.
☝Na vida adulta o que encabeça a lista é
- Você pode curar sua vida : Hay, Louise L., Massaro
- 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey
- Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
- O Poder do Agora – Eckhart Tolle
- Desperte seu Gigante Interior – Tony Robbins
- O Monge e o executivo James C Hunter
- Quem mexeu no meu queijo? Spencer Johnson
Os meios de aprender são abundantes, o desejo de aprender é escasso
Então, você realmente tem que cultivar o desejo.
As crianças têm uma curiosidade natural. Eles estão sempre fazendo perguntas.
Mas um dos problemas é que as escolas e nosso sistema educacional, e até mesmo nossa maneira de criar os filhos, substituem a curiosidade pela obediência. E uma vez que você substitui a curiosidade você obtém um trabalhador de fábrica obediente, mas não mais um pensador criativo. E você precisa de criatividade, precisa da capacidade de alimentar seu próprio cérebro para aprender o que quiser.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver esse hábito:
- Defina metas realistas: Comece definindo metas de leitura alcançáveis, como ler alguns minutos por dia ou terminar um livro por mês.
- Crie um ambiente propício: Escolha um local tranquilo e confortável para ler, onde você possa se concentrar sem distrações.
- Faça da leitura uma parte da rotina diária: Reserve um momento específico todos os dias para ler, seja de manhã, à tarde ou antes de dormir.
- Comece com livros de interesse pessoal: Escolha livros que despertem seu interesse e paixões.
- Participe de grupos de leitura: Juntar-se a clubes ou grupos de leitura pode ser uma ótima maneira de se motivar e compartilhar suas experiências com outras pessoas que também estão desenvolvendo o hábito de leitura.
- Varie o tipo de leitura: Experimente diferentes gêneros, estilos e formatos de leitura, como ficção, não ficção, romances, poesia, revistas, etc. Isso pode ajudar a manter o interesse e a explorar novos horizontes literários.
- Evite se cobrar em excesso: A leitura deve ser um prazer e não uma obrigação.
- Utilize aplicativos e e-books: Se preferir, use aplicativos ou leitores de e-books para acessar uma grande variedade de livros digitais e tornar a leitura mais prática e acessível.
- Compartilhe suas leituras: Compartilhe com amigos e familiares os livros que você está lendo e discuta sobre eles.
- Seja paciente e persistente: Lembre-se de que adquirir um hábito leva tempo.
Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de leitura. O importante é encontrar prazer e satisfação na atividade de ler, permitindo-se explorar novos mundos, aprender, refletir e se divertir com os livros.
E você já leu algum desses livros que foram citados? Qual é o seu livro preferido?
0 Comentários
Quer dar a sua opinião?