#ContactForm1 {display: none!

Ticker

6/recent/ticker-posts

Crescer ou amadurecer? Eis a questão.


 Crescimento se refere às mudanças biológicas que são observadas à medida que as pessoas crescem de bebês para adultos. Em outras palavras, crescimento descreve o processo de organismos jovens crescendo em aparência. Isso inclui mudanças observáveis, que é influenciada pela genética. No geral, crescimento é um termo usado para descrever os processos naturais de mudança biológica.


Amadurecer é se tornar um adulto. 
Qualquer um pode amadurecer, o que  significa se tornar uma pessoa melhor e mais sábia.

Com a maturidade, fazemos melhor uso da sabedoria, espiritualidade e com isso melhoramos em diversos aspectos da nossa vida.

Enquanto maturidade e desenvolvimento se referem ao avanço em todas as áreas, o crescimento se limita apenas ao físico.
A maturação e o desenvolvimento não podem ser medidos, mas o crescimento pode.
Embora a maturidade e o desenvolvimento sejam processos contínuos e duradouros, o crescimento não é.






Maturidade é frequentemente sinônimo de sabedoria ou percepção, embora idade nem sempre seja sinônimo de sabedoria. 

Você descobrirá que pessoas mais velhas nem sempre são prudentes, sábias ou contidas quando se trata de discrição e tomada de decisão em geral.

 Elas podem tecnicamente ter mais experiência de vida, mas isso não significa necessariamente que aprenderam com seus erros.
Conheço jovens maduros e idosos imaturos que ainda não aprenderam com os seus erros.


 

Acho que o orgulho muitas vezes atrapalha as coisas às vezes. Algumas pessoas confundem ego (por exemplo, "Eu estou certo, você está errado, etc.) com confiança e maturidade, mas geralmente é apenas um mecanismo de defesa.
 

Uma frase que sempre me impactou na juventude é o que a minha mãe me dizia:
 Não respeite os velhos pelos seus cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem


Não sei se ela falava isso dela, mas Rui Barbosa também disse isso:

Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.

Rui Barbosa

 Ser maduro é entender as nuances da vida e das situações e fazer das suas necessidades uma prioridade e, ao mesmo tempo, reconhecer as necessidades dos outros e tratá-los com civilidade e respeito. 


É um equilíbrio delicado e leva tempo e paciência para ser alcançado. Não acontece da noite para o dia. 





Assim como existem pessoas que usam a inteligência emocional para o bem, existem pessoas que a utilizam por mal e vivem puxando 

Devemos incentivar as pessoas a darem o seu melhor









A verdadeira educação da vida não acontece em salas de aula ou por meio de livros didáticos; ela acontece naqueles momentos improvisados ​​em que somos lançados no desconhecido, forçados a nos adaptar e crescer.


A idade, como se vê, é apenas um número. Ela nos diz há quanto tempo estamos nesta Terra, mas diz pouco sobre as experiências que tivemos ou as lições que aprendemos. 

A inteligência emocional, aquela capacidade intangível de navegar pelos nossos próprios sentimentos e ter empatia pelos outros, costuma ser uma marca registrada da maturidade. 

 Um dos indicadores mais claros de maturidade é a disposição de assumir a responsabilidade por nossas ações e assumir os erros, fazer as pazes e se esforçar para fazer melhor. 

 

Esse tipo de responsabilidade não é concedido automaticamente com a idade; é uma escolha consciente que reflete o crescimento interior. 

 

Todos nós conhecemos alguém que, apesar da idade, ainda aponta o dedo e se recusa a admitir quando está errado. 

 

Por outro lado, aqueles que encaram suas falhas de frente, independentemente da idade, demonstram uma maturidade que transcende os números.

 

Não está necessariamente ligado à idade. Algumas pessoas parecem nascer com uma habilidade natural de ler um ambiente, entender dicas não ditas e responder com graça e gentileza. 

 

Outros desenvolvem isso por meio de tentativa e erro, aprendendo com os percalços dos relacionamentos e com as reviravoltas da vida.

A busca pela auto-melhoria

 

Outro aspecto fundamental da maturidade é a busca contínua de autoaperfeiçoamento. Trata-se de reconhecer que todos nós somos obras em

progresso, não importa a idade que tenhamos. 

 

É a vontade de aprender coisas novas, de se adaptar e de permanecer curioso sobre o mundo ao nosso redor. 

 

Uma pessoa madura entende que a perfeição é uma ilusão, mas o crescimento é uma constante.

 

A idade como estrutura, não como definidor

 

Então, o que tudo isso significa para nossa compreensão de idade e maturidade? A idade nos dá uma estrutura, uma estimativa aproximada dos estágios da vida. 

 

Mas são nossas experiências, nossa inteligência emocional, nossa disposição de assumir responsabilidades e nosso comprometimento com o autoaperfeiçoamento que realmente definem nossa maturidade. 

 

É perfeitamente possível ser sábio para a nossa idade ou, inversamente, permanecer imaturo apesar da passagem do tempo.

 

Crescer não é um destino, mas uma jornada. 

 

É sobre as histórias que coletamos, as lições que aprendemos e a maneira como escolhemos navegar pelas reviravoltas da vida. 

 

Então, vamos abraçar a jornada, independentemente da nossa idade, e lutar continuamente por essa qualidade sempre ilusória chamada maturidade

Postar um comentário

0 Comentários